Fissura Labiopalatina e o Teste da Orelhinha

Emissões Otoacústicas Evocadas ou Teste da Orelhinha, como é mais conhecido, é um exame realizado por fonoaudiólogos, que é obrigatório e gratuito (Lei nº 12.303) desde de 2 de agosto de 2010. É um procedimento indolor e não invasivo, ou seja, seu bebê não vai sentir nada a não ser um apito no ouvido. O ideal é que se faça o exame na mesma semana que o bebê nasceu (geralmente após três dias de vida), mas sabemos que isso muitas vezes não é possível, então o prazo para a realização é até os três meses de vida da criança.

Quer saber como funciona o exame!? Pois bem, uma sonda é colocada no ouvido do recém nascido. Essa sonda tem um microfone acoplado a ela que emite e capta os sons. O som emitido é como se fossem cliques que fazem o tímpano vibrar passando pela orelha média e chegando a orelha interna (cóclea). A cóclea por sua vez vibra e emite uma resposta através de ondas vibratórias de volta para a sonda que está inserida no ouvido do bebê, que é captado pelo microfone.

otoacoustic_emissions

Esse é um dos modelos do aparelho. Olha como a sonda e pequenininha!!! 😊

O que acontece quando a cóclea não emite essa resposta!?

Aí entra o nosso caso… No caso de bebês com fissura a cóclea muitas das vezes não emite esse resultado de volta. O que quer dizer que como eles não tem o fechamento do palato, a orelha média fica comunicando diretamente com a boca do bebê. Então pode haver presença de líquidos (leite, secreções, etc.) dentro da orelha média o que não permite a cóclea vibrar fazendo com que o resultado do exame dê alterado (ausência de resposta). Mas não se preocupem!!! Após a palatoplastia tudo isso se resolve. Pode ser que seja preciso colocar um Tubinho de Ventilação no ouvido para que a secreção saia. Esse procedimento é bem simples e não deve deixar você preocupada. (Faremos um post explicando sobre isso. Aguardem!!)

images (1)

Resumindo…

O Teste da Orelhinha em fissurados, dá alterado (exceto em fissuras labiais)!!! Fiquem calmos!!! Tudo se resolverá após a palatoplastia. Tomem cuidado ao alimentar os bebês, sigam as dicas de alimentação que tudo dará certo. O importante é prevenir as otites de repetição, para preservarmos a audição dos nossos bebês.

Beijos e fiquem com Deus!!!

Ana Maria Poças.

CRFa 6-7185

4 comentários em “Fissura Labiopalatina e o Teste da Orelhinha

  1. Boa tarde!!!! meu irmão teve o seu primeiro filho e ele nasceu com lábio poroso ,fenda palatina e com pouco dedinhos nos pés gostaria de saber se algum especialista na cidade de varginha em Minas Gerais que atenda no sus algum especialista pode me ajudar por favor obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.