A meditação na vida dos pequenos

Bom dia!

A meditação está a cada dia ganhando mais adeptos, seja para conseguir relaxamento, autocontrole, autoconhecimento, saúde plena… enfim, são inúmeros benefícios que ela proporciona. Sabendo disso e já com comprovação científica de que a meditação é muito importante para a nossa vida, por que não inseri-la na vida dos nossos pequenos?!

Desde que conheço o meu marido ele vem pra cima de mim com o assunto meditação…  e olha que eu conheço ele tem uns 20 anos… ele sempre insistiu para que eu adotasse a prática, por fim nesse ano comecei a praticar e confesso que foi bem difícil no início. Parar por 5 minutinhos era muito complicado para uma mãe de primeira viagem, que além de mãe, é dona de casa e fonoaudióloga nas horas vagas… risos. Mas com um pouco de força de vontade e disciplina estou conseguindo tornar a prática diária e inseri-la na vida do meu Raul também. Estou observando que estamos todos aqui em casa muito mais leves, concentrados, relaxados e com muito mais sintonia.

Além dessa percepção dos resultados positivos na minha própria vida e no nosso convívio familiar, deparei com o interesse do Raul em acompanhar o nosso ritual de meditação. Raul está em uma fase de querer ser igual ao pai em tudo, quer ajudar e participar de tudo o que o pai faz, logo pensamos em por quê não ajudá-lo a praticar também?! Fui então pesquisar quais eram os benefícios para as crianças e o que achei foi resultados muito positivos, principalmente na melhora da concentração e no equilíbrio psicológico. A meditação ajuda a acalmar nossos pensamentos, controlar nossas emoções, desenvolve a nossa atenção naquilo que desejamos e nos auxilia a ter foco em nossas ações diárias. Achei em um artigo alguns pontos bem interessantes que também são trabalhados e incentivados, entre eles a responsabilidade, a autoestima, a ansiedade, o estresse e o sono. Além, é claro, dos aspectos fisiológicos que resultam na melhoria da saúde em geral.

Descobri também, e fiquei extremamente feliz, que algumas escolas aqui no Brasil já estão adotando a prática na grade curricular. Achei o máximo! Devido a todos esses benefícios, penso ser essencial uma escola ter um momento de meditação para que as cabecinhas dos pequenos se organizem e assim promova um melhor aprendizado. Seria  demais desejar que todas as escolas adotassem!? Enquanto isso ainda não acontece, experimente fazer em casa com o seu pequeno. Você não irá se arrepender! Os resultados são muito bons e os frutos vão se tornando cada vez melhores a cada dia. Com o Raul começamos com  30 segundos, o que pra uma criança de três anos é uma eternidade… risos.

Com amor,

Ana Maria.

12751294_1136335606390679_2146159164_n1

7 comentários em “A meditação na vida dos pequenos

  1. Que lindo ♥ Tenho muito interesse, mas nunca consigo praticar… já tentei até usar apps pra me ajudar, mas a falta de tempo faz com que eu esqueça…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Bárbara. Começa aos poucos, eu comecei com 2 minutos e fui aumentando… risos… eu estou utilizando o app que chama Insight Timer, eu adoro! Tem som no início e no final, então a gente fica inconscientemente sem preocupar se o tempo está ou não acabando. Ah! E tem estrelinhas também que te motivam a esforçar mais. Depois me conta se conseguiu e o que está achando. Um beijo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.