Como ter mais gratidão?!

Bom dia!

Nos últimos dias eu me peguei lendo um post em um aplicativo de rede sociais em que contava que uma mãe “ensinava uma técnica dos 5 elásticos para ter mais paciência com os filhos” baseado em um estudo do The Gottman Institute, o Magic 5:1 Ratio. De acordo com o post o método do elástico funciona da seguinte forma: a pessoa coloca 5 elásticos em um pulso durante o dia e deverá chegar ao fim do dia com os elásticos no mesmo lugar. Porém, cada vez que acontecer algum contratempo com seus filhos, como por exemplo uma bronca ou ela for grosseira com eles, um elástico deve ser passado para o outro pulso. E para recuperá-lo para o pulso original será necessário que ela faça 5 coisas que ela julgar positivas para que seja restabelecido o relacionamento que ela julga ideal com o seu pequeno, por exemplo uma dança ou brincadeira que eles deverão estar juntos.

Eu como sou super interessada em assuntos maternais… risos… fui logo procurando aqui na internet coisas que relatavam sobre esse método e ele se baseia em nada mais nada menos que um  método para que se consiga mais gratidão! Sim… GRATIDÃO! Isso porque gratidão é um estado de espírito. Você precisa treinar sua mente para se colocar sempre nesse estado, pois é muito difícil ser grato a todo instante. Dessa forma, esses elásticos servem como apoio para que esse habito esteja sempre presente no dia a dia.

Aqui em casa, nós usamos um método um pouco diferente mas que o fim é o mesmo. Colocamos um elástico no pulso e sempre que fizemos qualquer coisa que julgamos errada ou temos pensamentos negativos, damos uma “chicotada” no pulso com o próprio elástico. Ao fazer isso, lembramos de agradecer o motivo pelo qual estávamos reclamando, murmurando ou fazendo atitudes que não julgamos corretas. Esses métodos são ensinados em cursos de alta performance e em cursos de PNL (Programação Neolinguística) e meu marido aprendeu em um. E servem para que você controle seu cérebro para que se consiga controlá-lo e consiga atingir seu objetivo. Meu marido me ensinou e desde então venho usando… se você ao me ver na rua com um elástico amarelo na rua (desses de prender dinheiro), não é um acessório da moda, viu!? risos… serve para me corrigir e para que eu sempre esteja em gratidão! Eu desafio você a fazer qualquer que seja o método e me contar aqui o seu relato. É difícil demais! Controlar nosso cérebro é muito difícil e precisa de muito esforço e força de vontade. Principalmente porque estamos condicionados a não agradecer pelo que temos e só enxergamos os acontecimentos “ruins”. A cada sentimento ruim que tiver lembre-se de agradecer por coisas boas que estão a sua volta. Tenho certeza de que você terá uma vida bem melhor e mais próspera. Quanto mais se agradece, mais se recebe!

Com amor,

Ana Maria.

Leia mais sobre o assunto:

https://www.gottman.com/blog/the-positive-perspective-dr-gottmans-magic-ratio/

http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/metodo-dos-cinco-elastico-ensina-maes-a-terem-mais-paciencia/

http://www.otimomesmo.com.br/como-controlar-sua-mente-rapidamente-com-um-elastico/

 

 

2 comentários em “Como ter mais gratidão?!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.