Teste da Linguinha

mamãe fonoaudióloga

Bom dia, pessoal!

No ano passado o Brasil se tornou o primeiro país do mundo a oferecer em todas as maternidades o Teste da Linguinha. A Lei nº 13.002 de 20 de junho de 2014, “Obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua dos bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”.

Como já falamos de alguns testes fonoaudiológicos aqui no Blog, nada mais justo do que falar desse também. O exame tem como objetivo identificar se o frênulo lingual (essa linha que temos abaixo da língua que a liga ao assoalho da boca) limita os movimentos da língua, que são importantes para sugar, mastigar, engolir e falar. Como todos os outros testes que citamos, esse também é indolor. Além disso, é um teste super rápido e realizado por um fonoaudiólogo (ou outro profissional da área da saúde qualificado). Por ser padronizado, ele possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela famosa “língua presa”, que podem comprometer as funções exercidas pela língua.

A famosa língua presa é uma alteração bem comum que está presente desde o nascimento e acontece quando uma pequena porção de tecido, que deveria ter desaparecido durante o desenvolvimento do bebê na gravidez, permanece na parte de baixo da língua, limitando assim seu movimento. Quando essa alteração passa despercebido, pode prejudicar além da sucção, a deglutição, a mastigação e a fala da criança. Existem graus de língua presa, o que demonstra a importância desse teste que leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais da língua e auxilia no processo de conclusão do caso clínico e decisões das condutas necessárias. O “pique na língua” ou a frenotomia lingual é uma das opões de conduta adotada dependendo do grau da alteração e deverá ser realizado por um médico ou um dentista. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor!

A recomendação é que o teste seja feito ainda na maternidade, se isso não acontecer, avise seu pediatra para que o seu bebê seja encaminhado para um profissional que realize o exame. O teste realizado precocemente auxilia a prevenir dificuldades na amamentação e suas consequências, como por exemplo a perda de peso, a introdução desnecessária da mamadeira e o desmame.

Com amor,

Ana Maria Poças

CRFa 6-7185

Bibliografia:

http://www.sbfa.org.br

teste-da-linguinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s