Testes auditivos – BERA

mamãe fonoaudióloga

Bom dia, pessoal!!!

Hoje vamos falar sobre o teste auditivo mais conhecido como BERA. A sigla BERA vem do inglês Brain Evoked Response Audiometry, que em português recebeu o nome de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico.

O BERA é um teste objetivo, não depende da resposta da pessoa que está sendo testada e assim como os outros testes já citados aqui no blog é indolor e não invasivo. Por se tratar de um teste objetivo precisa-se que a pessoa fique imóvel para que os movimentos não atrapalhem na realização. Em crianças precisamos que ela esteja em sono profundo para a realização, mas sabemos que isso é quase impossível com nossos pequenos, né?! (risos) Desta forma, muitas das vezes  precisamos de recorrer a sedação.

O teste irá avaliar a integridade funcional do nervo auditivo da pessoa, desde a orelha interna até o córtex cerebral. Seus resultados irão determinar se existe ou não perda auditiva, qual o tipo e o grau da perda, além de saber se a perda auditiva é decorrente de uma lesão na cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

Para a realização do teste serão colados  eletrodos na testa e atrás das orelhas da pessoa, que será deitada em uma maca. Esses eletrodos irão receber estímulos sonoros e as respostas serão captadas por um equipamento.

O BERA tornou-se essencial para o diagnóstico precoce de perda auditiva e o acompanhamento da maturidade das vias auditivas principalmente em crianças, pelo fato delas não colaborarem na audiometria.

abr_bera

Esse é um dos modelos de aparelhos utilizados para a realização do BERA.

 Ana Maria.

CRFa 6-7185

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s