Antes e depois das cirurgias ðŸ˜Š

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Bom dia!!!

É com imenso prazer e com muito alívio que escrevo este post, afinal tem apenas cinco dias que o meu príncipe fez a palatoplastia, sua segunda cirurgia. A história das cirurgias começaram quando o Raul tinha 04 meses, onde realizou sua primeira cirurgia a labioplastia. A segunda foi agora com 01 ano e 04 meses. Os dias antecedentes as datas das cirurgias são pra mim um martírio… não consigo parar de pensar e ficar preocupada… mas, quando tudo passa vem a calmaria. Só consigo olhar para trás e agradecer!!! O Raul como sempre me matando de orgulho, não me deu trabalho nenhum. Deus foi muito generoso comigo em me dar um filho tão lindo!!! =D

O pós operatório do Raul foi bem tranquilo, tanto o primeiro e este também está sendo, claro que ele sente um pouco de incômodo nos pontos e fica ainda mais incomodado em não poder tomar mamadeira e nem comer nada sólido. Mas aqui em casa sempre começamos a prepará-lo com um tempinho antes, por exemplo a última cirurgia dele foi dia 07/01/2015 e ele parou de tomar mamadeira no dia 01/01/2015 e começou a comer papinhas líquidas/pastosas finas nesse mesmo dia. Então pra gente está sendo um pouquinho mais fácil com a rotina dele. Eu e o Rodrigo adotamos também a mesma dieta do Raulzito. Aqui em casa não se encontra nada de comer a vista dele, está tudo guardado nos armários para evitar que desperte a vontade nele. (risos)

Em relação as cirurgias, elas são bem tranquilas. A cirurgia é realizada por sedação e anestesia geral, por isso é muito mas muito importante mesmo, que a criança esteja bem de saúde. A criança fica internada de um dia pro outro no hospital para acompanhamento do pós operatório. A cirurgia do palato durou duas horas e meia, pois ele precisou de colocar tubinho de ventilação nos dois ouvidos, o que também é muito comum em fissurados palatais. (Esse é um tema para um novo post.)

Para quem fica curioso em saber como ficam nossos bebês após as cirurgias, abaixo estão as fotos de: um dia antes, após a cirurgia ainda no ambulatório e uma semana depois após caírem os pontos, respectivamente:

collage4_wm

Abaixo as fotos as duas que estou de blusa verde foram tiradas após o procedimento da palatoplastia. As duas outras do Raul sozinho, um dia após a cirurgia.

collage6_wm

O pós operatório imediato, quando eles entregam seus bebês que acabaram de acordar da anestia é um pouco assustador, pois a criança fica chorando muito e ainda está confusa com tudo o que aconteceu. Afinal elas estavam bem, brincando e quando acordam, estão em um lugar estranho e com dor, imaginem!? Outra coisa que quero alertar é que nesse momento ao encontrarem seus bebês, eles vão estar sangrando muito, muito mesmo!!! Apesar de assustador é normal e o sangramento para no mesmo dia. Eu sabia que sangrava, mas até eu me assustei quando vi o Raul nessa segunda cirurgia. O porquê de tanto sangue é o seguinte: ao consertarem o palato (céu da boca), os médicos também refazem o assoalho do nariz (a parte debaixo do nariz) e esta parte é muito vascularizada, ou seja tem muitos vasinhos sanguíneos o que faz sangrar muito.

Mamães e papais de fissurados, não se assustem com o pós operatório. Apesar de assustador, é super tranquilo!!! Vocês vão me dar razão quando tudo passar. Passem tranquilidade para seus babys, eles precisam de vocês!!! Sejam fortes que tudo fica bem mais fácil!!!

Com amor,

Ana Maria.

2 comentários sobre “Antes e depois das cirurgias ðŸ˜Š

  1. Oi Ana!!! gostando de ver sua força e determinação. Com certeza irá a ajudar a muitos que também passam por este processo. Que Jesus te abençoe e fortaleça sempre !!! e bjs para este rapazinho lindo !!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s