As cores e as sensações

mamãe fonoaudióloga

Bom dia!

Que as cores exercem uma forte influência nos aspectos físico, mental e emocional das pessoas não é novidade para ninguém, né?! Já repararam que hospital é quase sempre verde e que restaurantes tem em sua maioria a cor laranja e vermelho?! Claro que cada um de nós responde às cores de uma forma diferente e alguns sentimentos tendem a ser gerados por certas tonalidades, mas há estudos que explicam o que cada cor pode transmitir de sensações para o nosso cérebro.

Um grande exemplo, além dos acima, é a gastronomia. A gastronomia utiliza muito as cores, pois elas também são responsáveis por estimular as sensações do paladar enviando informações de sabores ao cérebro. Por exemplo, ao olharmos as balas amarelas e verdes já imaginamos que são azedinhas e já as rosas e vermelhas as mais doces. É ou não, muito bom esse universo de cores?! Eu gosto muito de cores e sempre fico antenada aqui em casa com o Raul e também nas terapias que realizo com meus pacientes. Quando dou lápis ou tintas para meus pacientes utilizarem presto bastante atenção nas cores que eles utilizam, principalmente os meus pacientes crianças. As crianças têm uma grande dificuldade em se expressar e acabam mostrando o que querem dizer utilizando seu modo de desenhar, escrever, brincar e pintar. Sempre procuro observar as cores que estão vestindo, as cores que pegam para colorir e desenhar e até as cores dos brinquedos que pegam para brincar.

Achei interessante trazer aqui para vocês os significados das cores, para que vocês saibam os significados de cada uma e possam utilizá-las a seu favor, seja para harmonizar melhor a sua casa, o seu trabalho ou o quarto do seu filho que às vezes não está dormindo direito, está agitado demais, não está comendo adequadamente etc. Na internet você poderá encontrar inúmeros estudos sobre o assunto, vale a pena conferir. Vou listar resumidamente as sensações que as cores podem transmitir para o ambiente e para as pessoas. Vamos lá!

Branco: paz, isolamento, pureza, calma, inocência, dignidade, limpeza.

Cinza: tristeza, angústia, desânimo, tédio, decadência, passado, pena, sabedoria.

Preto: nobreza, distinção, elegância, luto, sofrimento, angústia.

Verde: alegria, vida, harmonia, equilíbrio, frescor, calma, alivia o estresse.

Lilás ou violeta: mistério, intuição, tem poder de acalmar e confortar.

Laranja: estabilidade, otimismo, entusiasmo e bom astral.

Vermelho: força, virilidade, dinamismo e agitação.

Azul: calma, maturidade, sensação de limpeza e frescor.

Amarelo: alegria e criatividade.

Com amor,

Ana Maria Poças.

CRFa 6-7185

Pesquise mais:

https://retargeting.biz/blog/how-do-colors-affect-purchasing-decisions/

http://creativeturks.org/2012/02/11/hello-world/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s