#mamãefonoaudióloga: Pote da calma

Maternidade Real

Bom dia!

Mais um facilitador vindo do Método Montessoriano (o método o qual sou fascinada), o Pote da Calma. Hãm?! Como assim Pote da Calma, Ana?! Bem, aposto que muitos aqui já ouviram falar ou leram alguma chamada nas mídias sociais sobre o assunto. Queria deixar bem claro que isso é beeeem antigo… E é claro que eu não iria deixar de dar a minha explicação aqui no blog sobre o assunto, já que se tornou “moda”. =D

Pois bem, o termo vem do inglês Calming Jar que chegou aqui e já foi abrasileirado como o Pote da Calma. O Calming Jar, ou Pote da Calma, nada mais é do que um pote com água brilhante, que quando seu pequeno está tendo uma crise de briga ou de choro, você apresenta a ele o tal pote com o intuito de acalmar a “fera”. O efeito do brilho chama a atenção do pequeno trazendo-o de volta para o momento do agora. A explicação no Método Montessori é que o objeto ajuda a criança a ficar tranquila para conseguir escutar o que os pais ou os professores têm a dizer, sendo utilizado em momentos nos quais a criança precisa de alguns minutos para se acalmar e transmitir os seus sentimentos para as outras pessoas. Mas há também uma explicação neurológica: enquanto a criança segura o pote e observa a queda do brilho, ela consegue organizar e centralizar o sistema nervoso, como seus batimentos cardíacos aceleram quando há respiração rápida no momento da crise, a queda lenta do glitter/brilho é capaz de proporcionar um modelo visual para que inconscientemente esses sejam desacelerados. Mas eu, ainda o vejo como um estimulador da parte sensório motora, principalmente a visual. Dessa forma, podemos abusar da nossa criatividade para trabalhar as cores, os tamanhos e etc. Para fazê-lo basta usarmos potes de tamanhos e formas diferentes.

Vamos ao passo a passo para fazer o seu facilitador em casa e tentar trazer a calmaria para seus pequenos nos momentos de estresse. Vamos precisar de:

* 1 pote de vidro com tampa; (Eu sugiro utilizar um pote de plástico para evitar acidentes. Eu e Raul fizemos com um de plástico, desses de maionese. Super sustentável!);

* 2 colheres de sopa de cola glitter; (Cada vidrinho de cola glitter me saiu por R$2,00)

* 3 colheres de chá de purpurina. (Um saquinho com 100 g custou 4,00 reais)

* Corante de alimentos. A quantidade é até você conseguir a cor que deseja. (O corante custou R$ 4,50 o potinho)

* Água quente – a quantidade de água vai variar de acordo com o tamanho do pote que você escolheu. O importante é que você deve deixar um espaço vazio na parte superior do vidro, para poder agitar o líquido.

* Fita adesiva para selar a tampa do vidro.

Para fazer, você deverá colocar no vidro a água quente e a cola glitter, mexendo bem até que o glitter da cola se misture com a água. Adicione a purpurina e misture novamente. Coloque algumas gotas de corante alimentício e feche bem a tampa do pote. E pronto! Seu lindo pote colorido e brilhante está pronto para ajudar!

Eu e Raul fizemos o nosso Pote da Calma. Eu optei pela cor azul, pelo fato desta cor proporcionar tranquilidade aos ânimos e acalmar a minha “ferinha” aqui.

Screenshot_2016-01-08-06-42-23_wm

Com amor,

Ana Maria.

PS.: Disponibilizamos um vídeo no nosso Instagram para se ter uma noção melhor de como ele funciona. 😊 AH! Cuidado com a quantidade de corante, se ficar muito escuro o glitter não aparece direito.

Um comentário sobre “#mamãefonoaudióloga: Pote da calma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s