Testes auditivos – PEAEE (Potenciais Evocado Auditivo de Estado Estável)

mamãe fonoaudióloga

O PEAEE (Potenciais Evocado Auditivo de Estado Estável) é um exame relativamente novo, que auxilia no diagnóstico precoce da surdez. Ele é indicado nos casos de perda auditiva em recém nascidos, lactentes (até 2 anos de idade) e em crianças que não cooperam na audiometria comportamental. É um exame que permite uma avaliação mais detalhada e objetiva da audição, pois avalia se o bebê escuta as principais frequências da fala.

Na realização do exame o bebê tem que ficar imóvel, portanto é necessário que a criança esteja dormindo ou na maioria das vezes é necessário sedar a criança. Quando a criança mexe, as ondas que são captadas pelos eletrodos do aparelho sofrem interferência, por isso a necessidade da criança estar dormindo. Assim como o teste da orelhinha, este teste é indolor.

Para a realização do teste são colados eletrodos na testa  e na cabeça da criança. Esses eletrodos vão captar e coletar as ondas que serão emitidas por um aparelho acoplado em um computador. Veja a foto abaixo:

PEAEE 02A vantagem desse exame é a possibilidade de se avaliar as duas orelhas simultaneamente  em diferentes frequências, fazendo com que a análise dos resultados fique mais objetiva. As frequências avaliadas são de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz (Hertz: é uma medida que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, ondas, etc.) em um determinado intervalo de tempo). A desvantagem é que o exame é caro (cerca de R$ 680,00) e os convênios não cobrem o procedimento. =(

Pessoal, este post é só uma explicação bem básica sobre o teste PEAEE. Caso vocês queiram maiores informações posso mandar artigos a respeito, ok?!

Beijos.

Ana Maria Poças.

CRFa 6-7185

Fontes:

http://www.clinicaotorrino.es/informacion-pacientes-exploraciones/potenciales-evocados-auditivos-de-estado-estable-peaee/

CALIL, D.B.; LEWIS, D. R.; FIORINI, A.C., Achados dos potenciais evocados auditivos de estado estável em crianças ouvintes, São Paulo: 2006.

PAULETTI, L.F., Estudo comparativo entre potenciais evocados auditivos de estado estável e potenciais auditivos de tronco encefálico por frequência específica em lactentes com perda auditiva, Porto Alegre:2011.

3 comentários sobre “Testes auditivos – PEAEE (Potenciais Evocado Auditivo de Estado Estável)

  1. Oi Kátia, tudo bem? Não são o mesmo exame, cada um tem uma finalidade. A necessidade de realizar os dois é o médico que vai decidir de acordo com o caso do seu filho. Se ele tem perda acredito que a realização dos dois seja para fechar o diagnóstico mais preciso e providenciar a conduta apropriada para o caso. Um beijo.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s