O PEAEE (Potenciais Evocado Auditivo de Estado Estável) é um exame relativamente novo, que auxilia no diagnóstico precoce da surdez. Ele é indicado nos casos de perda auditiva em recém nascidos, lactentes (até 2 anos de idade) e em crianças que não cooperam na audiometria comportamental. É um exame que permite uma avaliação mais detalhada e objetiva da audição, pois avalia se o bebê escuta as principais frequências da fala.
Na realização do exame o bebê tem que ficar imóvel, portanto é necessário que a criança esteja dormindo ou na maioria das vezes é necessário sedar a criança. Quando a criança mexe, as ondas que são captadas pelos eletrodos do aparelho sofrem interferência, por isso a necessidade da criança estar dormindo. Assim como o teste da orelhinha, este teste é indolor.
Para a realização do teste são colados eletrodos na testa e na cabeça da criança. Esses eletrodos vão captar e coletar as ondas que serão emitidas por um aparelho acoplado em um computador. Veja a foto abaixo:
A vantagem desse exame é a possibilidade de se avaliar as duas orelhas simultaneamente em diferentes frequências, fazendo com que a análise dos resultados fique mais objetiva. As frequências avaliadas são de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz (Hertz: é uma medida que indica o número de ocorrências de um evento (ciclos, voltas, ondas, etc.) em um determinado intervalo de tempo). A desvantagem é que o exame é caro (cerca de R$ 680,00) e os convênios não cobrem o procedimento. =(
Pessoal, este post é só uma explicação bem básica sobre o teste PEAEE. Caso vocês queiram maiores informações posso mandar artigos a respeito, ok?!
Beijos.
Ana Maria Poças.
CRFa 6-7185
Fontes:
CALIL, D.B.; LEWIS, D. R.; FIORINI, A.C., Achados dos potenciais evocados auditivos de estado estável em crianças ouvintes, São Paulo: 2006.
PAULETTI, L.F., Estudo comparativo entre potenciais evocados auditivos de estado estável e potenciais auditivos de tronco encefálico por frequência específica em lactentes com perda auditiva, Porto Alegre:2011.
Oiiii tenho uma dúvida, bera(PEATE-FE)não é mesmo exame que esse (PEAEE) qual diferença entre eles,qual nesse cidade fazer dois
CurtirCurtido por 1 pessoa
Meu filho 6 anos precisa fazer,ele ta perda muita grande ouvido esquerdo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Kátia, tudo bem? Não são o mesmo exame, cada um tem uma finalidade. A necessidade de realizar os dois é o médico que vai decidir de acordo com o caso do seu filho. Se ele tem perda acredito que a realização dos dois seja para fechar o diagnóstico mais preciso e providenciar a conduta apropriada para o caso. Um beijo.
CurtirCurtir
Auguem saberia me informa o código desse exame.Estou tentando agendar pelo plano de saúde esse exame e o plano diz não localizar pelo nome e me pede o código.????
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gabriela o código na CBHPM é esse 4.01.03.05-6 Potencial evocado auditivo Steady State (ASSR)
CurtirCurtido por 1 pessoa
PRECISO ENCAMINHAR UMA CRIANÇA PARA REALIZAÇÃO DESSE EXAME MAS NÃO SEI AONDE REALIZA TAL PROCEDIMENTO. PRECISO DE ORIENTAÇÃO. GRATA
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Micheline. Boa tarde. Me adiciona no whatsapp, por favor. 31 992398222. Que te oriento melhor. 🙋
CurtirCurtir
Boa noite! Meu menino tem 4 anos e precisa fazer o exame de Potencial Evocado Auditivo Estado Estável você sabe me indicar algum lugar em Belo Horizonte/MG que faça esse exame. Obrigada.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Vanessa, tudo bem? Sei que no Instituto de Otorrino faz.
CurtirCurtir