Esterilização, até quando?!

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Afinal, por que esterilizar os utensílios dos nossos pequenos!? Até quando é necessário esse cuidado?! Essa é uma das inúmeras dúvidas que nós mamães de primeira viagem temos. Eu já entrei em milhares de sites para saber mais a respeito. Por este motivo resolvi escrever pra vocês, um post dedicado a este assunto.

O principal motivo é a higiene. Só lavar com água e sabão muitas das vezes não mata as bactérias. Bebês até um ano de idade não tem anticorpos suficientes e/ou o sistema imunológico ainda está imaturo, por isso acabam estando mais sujeitos a infecções causadas por bactérias, fungos, vermes e vírus. E esses “bichinhos” adoram uma mamadeira e uma chupeta para viverem!!! Restos de leite e comida é um prato cheio para eles. =/

Especialistas no assunto sugerem a esterilização dos utensílios do bebê (mamadeiras, copos, chupetas, mordedores, etc.) a cada uso até os sete meses, após isso, uma vez ao dia até que o bebê complete um ano. No caso do Raul, como ele ainda tem a fissura palatina as vias respiratórias superiores e a boca ficam em contato direto, devido a isso o meu cuidado é extremo quanto a esterilização. Sempre tive muito cuidado e continuo assim, até que ocorra a labioplastia. E pretendo continuar assim até que os pontos caiam. (risos)

Então como devemos esterilizar!?

Ps.: Antes de esterilizar, lave também as suas mãos!!! Pois a sujeira das suas mãos pode contaminar os objetos.

Lave os objetos com água e sabão neutro.

Para a esterilização na panela:

Ferva a água por cinco minutos e, em seguida, mergulhe os utensílios, que devem ser aquecidos por mais cinco minutos.

Ps.:  Se ficarem por muito tempo na água fervendo, os objetos podem ser danificados. Ferva somente por cinco minutos. Já é o suficiente!!!

Para a esterilização no microondas:

Coloque os utensílios em um recipiente apropriado, geralmente os fabricantes falam para colocarmos  250 ml de água e programe o microondas por cinco minutos.

Após esse processo deixe que os objetos sequem naturalmente e guarde-os em uma vasilha com tampa até o uso. Isso é para evitar que contaminem novamente.

Penso que esse cuidado vale a pena. É importantíssimo que evitemos possíveis infecções, ainda mais sendo através de uma forma tão boba. Não é mesmo!? =)

Beijos e fiquem com Deus!!!

Com amor,

Ana Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s