Bom dia!!!
Hoje será o nosso primeiro DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) e será sobre a cama baixinha que o papai e o padrinho do Raul fizeram.
Esta cama foi planejada após o episódio do Raul ter caído do berço ao escalá-lo aos nove meses recém completados. Ele ficava em pé balançando na grade do berço, ia de um lado para o outro mas, nunca pensei que ele fosse escalá-lo com essa idade. Mas subestimei meu filho e como as crianças nos surpreendem sempre, foi o que aconteceu. Foi coisa de segundos… eu estava ao lado dele, separando as roupas que ficava na cômoda ao lado do berço, pois estava na hora do banho e quando olhei para o lado ele já estava de cabeça para baixo, já caindo. Consegui segurá-lo pelos pés mas mesmo assim bateu a cabeça no chão. Graças a Deus não foi nada de mais, só mesmo um belo galo na cabeça e serviu para ligar o alerta da mamãe aqui avisando que o berço já não era mais seguro para ele.
Um belo sábado, os Rodrigo´s* daqui de casa sentaram e fizeram o projeto da cama. Eu como sou adepta do método Montessoriano (Nesta hora bateu um arrependimento de ter comprado o berço… juro que no segundo filho, esse item não existirá no quarto… risos…) queria algo que pudesse dar ao Raul uma certa independência. Desta forma, a minha única exigência era que a cama fosse bem baixinha. Então vai ai pra vocês o projeto executado. Começaremos pelo material utilizado:
– 1 Placa de MDF branco
– Parafusos de 5 mm
– Ripas de madeira para o estrado de 0,3 cm X 0,1 cm
– Ripas para segurar o estrado da cama de 0,2 cm X 0,2 cm
– Fita adesiva para acabamento na cor branca
– Quatro rodinhas (opcional)
– 8 braçadeiras de 0,5 cm
Quando eles compraram a placa, já pediram que a cortassem nas medidas que iriam precisar, facilitando assim a execução do projeto, e o preço também não mudaria tanto. Então foram assim os cortes:
– Dois cortes de 1,35cm X 0,30cm que seriam as laterais
– Um de 0,75cm x 0,15cm que seria o pé da cama
– Um de 0,75cm x 0,30cm que seria a cabeceira
Ao chegar em casa, os Rodrigo´s só precisaram de fazer o corte onde seria a parte mais alta da lateral da cama, que serve como proteção para que a criança não role da cama.
O próximo passo, foi fixada uma ripa de 1,20 cm X 0,2 cm nas duas partes iguais que seriam as laterais da cama, para apoiar o estrado da cama e impedir que ele caia.
Após fixado as ripas, foi a hora do acabamento da parte de cima da cama. O MDF só tem a cor branca na parte de cima e na de baixo, como fica na cor de madeira é interessante colar a fita de acabamento com cola de contato para que o acabamento fique bacana.

Agora é só juntar as partes da cama. Para fixar as quatro partes foram usadas oito braçadeiras nas quinas da cama. Foi usada a cor branca para que esteticamente ficasse mais bonitinha. As braçadeiras também evitam que a cama fique balançando,com aquele barulhinho chato de rangido.
Para fazer o estrado eles compraram três ripas de madeira e cortaram em 15 pedaços de 71 cm. E pregaram em duas ripas que ficaram por baixo, para dar sustentação às ripas que ficaram na vertical. A distância entre as ripas foram de 7 cm.
Pronto, agora é só colocar as quarto rodinhas, o estrado e o colchão. O colchão é o mesmo que eu usava no berço padrão americano.
Resultado final. Não ficou um arraso!? =D
Ah, já ia me esquecendo… o preço total do projeto ficou em mais ou menos R$ 200,00.
Beijos.
*Rodrigo´s porque o papai e o padrinho do Raul chamam Rodrigo… risos… Coincidência, né?! Eu e minha irmã temos maridos com o mesmo nome, que por sinal são amigos desde infância!!!
Ótima ideia e parabéns aos Rodrigo’s pelo projeto e execução!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, tia Malu!!! =)
CurtirCurtir
olá, tbm estou querendo fazer uma caminha assim para meu filho. o colchao desta caminha é padrao americano? e as medidas que vc colocou lateral 1,35 por 0,30cm, nao seria 30 cm?
CurtirCurtir
Oi, Paula. Sim, o colchão é padrão de berço americano. Isso, 0,30cm é o mesmo que 30cm. Um beijo.
CurtirCurtir