#mamãefonoaudióloga: atividades para coordenação motora grossa

mamãe fonoaudióloga

Bom dia!

No último post da série #mamãefonoaudióloga falamos sobre a coordenação motora fina . No texto de hoje ainda falaremos sobre como incentivar a coordenação motora, porém daremos enfoque na parte grossa. A coordenação motora grossa é a primeira habilidade que os nossos pequenos conseguem realizar. Ela esta presente quando eles aprendem a sentar, a usar os bracinhos, a engatinhar e a andar, ou seja, toda vez que utilizam músculos grandes para executar uma tarefa estão colocando para funcionar a habilidade motora grossa.

O intuito desse texto é nortear com algumas brincadeiras a estimulação dessa habilidade. Vamos lá?!

  1. Com um tabuleiro, algumas tintas guaches e um rolo de papel, você cria uma brincadeira bem divertida e bem sensorial para o seu pequeno. Imagina a sensação deliciosa de mergulhar seus pés em tintas e sair marcando as pegadas em uma folha bem comprida. Muito boa essa ideia! Ainda não fiz com o Raulzito, mas com toda certeza irei fazê-la.85ca24825e75f1b2b29c80ae49a3b729
  2. Com fita adesiva e uma bola, você cria labirintos e faixas que o seu pequeno deve seguir pisando ou levando a bola sem deixar que ela saia ou que o seu corpo saia do limite das linhas. Ótimo exercício não só para a coordenação motora grossa, mas para trabalhar também o equilíbrio, a atenção e a percepção espacial e corporal.

3. Barbantes coloridos, potes e objetos de cores variadas. As crianças devem ir até o pote buscar objetos que tenham a mesma cor do seu barbante e do seu pote e voltar na mesma linha, equilibrando no barbante. Nessa atividade trabalhamos a coordenação motora grossa ao andar em cima dos barbantes sem deixar os pés escaparem, além de incentivar o conhecimento de cores e o equilíbrio.

6a50779cb43c9c35f60e84bbd83bba90

 4. Encher a casa de barbante ou varal de pendurar roupas, formando uma teia enorme, onde os pequenos deverão passar entre elas… é ou não é uma brincadeira super divertida?!

a305faa883299f7745ae77ef4e0161f4

Vocês estão gostando das dicas?! Por que eu resolvi fazer essa série?! Bom, a série #mamãefonoaudióloga foi criada para que vocês saibam que todas as brincadeiras que existem nesse mundo, são estimuladoras. Em todas elas, os pequenos estão sendo estimulados. Nessa série, as brincadeiras que eu escolho para mostrar aqui no blog são só exemplos de infinitas variedades que existem e que são riquíssimas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades.

Com amor,

Ana Maria Poças

CRFa 6-7185

Ps: As fotos do corpo do texto foram retiradas do Pinterest.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s