Meditação e a maternidade

Maternidade Real

Bom dia!

Ser mãe, dona de casa e trabalhar não é uma tarefa fácil, não é mesmo?! Dar conta de tudo e de todos nessa vida um pouco (bem) agitada da maternidade muitas vezes nos deixam sem saber como agir e/ou agimos erroneamente quando deixamos nossos sentimentos tomarem conta de nós. Quero compartilhar o que tenho feito e que tem me ajudado muito nessa minha missão de ser mãe, dona de casa e fonoaudióloga nas horas vagas. Tenho ficado muito mais centrada e calma, consequentemente agindo bem melhor com meu filho e com as pessoas a minha volta.

Comecei a meditar há mais ou menos uns sete meses atrás, por insistência do meu marido que já medita há muito tempo. Confesso que ficava muito resistente e que sinceramente não achava que fazia efeito, até que um dia sentei e fui meditar. Não conseguia me desligar por 1 segundo se quer. Minha cabeça a mil por hora e eu tinha a sensação que estava ali perdendo tempo sentada enquanto tinha mil outras coisas para fazer. Meus dias foram passando, eu insistindo na meditação e a medida que o tempo passava, mesmo que eu não tenha de fato meditado, eu estava ficando mais calma e tomando rédias dos meus pensamentos, o que, no passado, muitas das vezes me guiavam para um caminho onde eu não queria estar. Situações simples como uma febre ou nariz escorrendo do meu pequeno, já me faziam ter taquicardia, o dia para mim acabava e eu ficava muito mal até ele melhorar. Não conseguia fazer minhas atividades com êxito e minha rotina que sempre foi “tranquila” para mim, já não era mais. Meu dia já não rendia mais como antes e minha cabeça não estava ficando de fato boa! E fui percebendo com o passar do tempo que as “meditações” estavam me ajudando a ter controle de mim mesma e me tornando uma pessoa melhor. Melhor para mim, para o meu marido, para o meu filho e para o mundo.

Hoje já medito alguns minutos… não o tanto que eu gostaria de meditar, mas estou no caminho. Os benefícios da meditação são inúmeros e já listei aqui alguns no texto que escrevi sobre A meditação na vida dos pequenos e que são os mesmos para nós mamães. Com ela conseguimos eliminar e prevenir o estresse, preencher o nosso corpo com mais energia nos dando melhoria na área física e mental, harmonia, estabilidade, desenvolvimento da consciência e nos transformar como um todo. A princípio você pode sentir que esta perdendo tempo, mas quando perceber que quanto mais você medita mais estará consciente do momento presente e, dessa forma, otimizará melhor seu tempo e poderá fazer mais e melhor suas tarefas diárias, chegará a conclusão que na verdade você esta ganhando muito tempo e qualidade de vida. Segundo Matthieu Ricard, no livro A arte de meditar, meditação é uma prática que permite cultivar e desenvolver certas qualidades humanas fundamentais, é uma forma de familiarizarmos e cultivarmos qualidades que nós todos possuímos mas que permanecem em estado latente enquanto não esforçamos para desenvolvê-las. Você pode conferir diversos estudos que comprovam o que estou escrevendo aqui nesse texto sobre meditação, eu só gostaria mesmo de incentivar você, mamãe, que assim como eu é mil e uma utilidades e tem que dar conta do recado. Agora se além dos benefícios quisermos seguir exemplos de vida, muitos líderes espirituais da humanidade meditavam.

Portanto, mamãe, medite! Meditação é vida! É luz! É salvação!

Com amor,

Ana Maria.

Ps: Seguem algumas dicas de leitura sobre meditação:

A arte de meditar. Um guia prático para os primeiros passos na meditação. Matthieu Ricard. Editora Globo.

Autoperfeição com Hatha Yoga. Um guia clássico sobre saúde e qualidade de vida. Hermógenes. Editora Nova Era.

A arte da meditação. Daniel Goleman. Editora Sextante.

2 comentários sobre “Meditação e a maternidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s