Conversar com o filho enquanto ele dorme, funciona!?

Bom dia!

Uma certa reportagem me interessou há algum tempo e ela tinha como proposta: Conversar com seu filho dormindo. A técnica e o propósito inicial não podia vir de nenhuma outra área se não fosse da psicologia e eu, claro, que já me atinei e fui procurar na internet a respeito… risos.

Sleeptalk é o nome da técnica que propõe que falar palavras positivas para o seu pequeno durante os primeiros minutos do sono pode ajudá-lo em vários aspectos, como aprendizado, autoconfiança, medo e inúmeras outras “barreiras” que você pode estar encontrando na vida do seu filho. A técnica  baseia-se no seguinte: você conversa com o seu filho enquanto ele dorme, trabalhando o subconsciente da criança com palavras e frases positivas. A explicação é que antes de atingir o sono profundo é o momento que se atinge uma onda cerebral ideal para receber estímulos sugestivos e que no caso são os de positividade. A criança já tem dentro do subconsciente pensamentos negativos, então o objetivo proposto é diminuir esses pensamentos fortalecendo os positivos. Fantástico, né?!

Não sou estudante de Psicologia, sou fonoaudióloga (vocês sabem disso… risos), mas apaixonada por algumas técnicas da Psicologia e meu objetivo, quando falo de técnicas, principalmente relacionadas à maternidade, é para ajudar muitas outras mamães e papais que assim como eu só querem o melhor pro seu filhote. Então, pesquisando aqui, encontrei estudos sobre essa técnica Sleeptalk, que tem correspondência com outra técnica chamada Sonoterapia. Será que elas têm um “pezinho” na Hipnose!? Se são a mesma coisa ou e se vêm da Hipnose, eu não sei… Se funciona!? Sim… Funciona! Eu testei com o Raul e venho trabalhando e ajudando a cabecinha dele desde que descobri a técnica. Ele está mais calmo e com menos pesadelos que vinham aparecendo  vez ou outra. Ele acordava chorando à noite e ia para minha cama de madrugada… hoje, se acorda apenas nos chama e fica tudo bem. Parece estar com mais controle dos sentimentos e mais consciente. Resultado dos meus estímulos de positividade!? Acredito que sim! Afinal precisamos mesmo é de positividade, não é mesmo!?

Com amor,

Ana Maria.

Ps: Alguém já fez ou faz a técnica!? Me deem o feedback… vou adorar ler a experiência de vocês!

Leituras sobre o tema:

http://www.wikihow.com/Use-Affirmative-Sleep-Talk-for-Kids

https://dlq8vi77lxj74.cloudfront.net/media/e55e91b2cc22ba117ba8d1546537f7a4c037cf67/8bd1a5b7c051b67dd2658c78ac751f05fe1f6d4e/1479391152/sleeptalk.pdf

12 comentários em “Conversar com o filho enquanto ele dorme, funciona!?

  1. Eu usei essa técnica com minha filha. Muito influenciada pelo livro do coelho Roger, que faz a criança dormir. Mas não falava coisas positivas, tentava meio uma hipnose p ela dormir a noite inteira. Mas agora q vc falou q dizer coisas positivas tbm é legal, vou tentar. Mas acredito que falar coisas positivas qnd eles estão acordados tbm tem seus efeitos. Hehehehe… Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  2. Usei na minha filha desde 1mes de vida , pois ela era uma bebê muito assustada , hoje ela ainda tem seus sustos mas não chora por isso … Qto a pesadelos às vezes acontece e gostaria de saber o que vc fala.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oi Ana. Bom Dia! Quando acontece de ter pesadelos eu converso depois que ele se acalma, ainda acordado… Não tinha pensado em conversar sobre o pesadelo logo depois que ele pegar no sono de novo. Muito bem pensando! Bom… Acho que falaria novamente o que conversamos e explicaria que tudo não passava de um sonho e que o sono dele daquele momento em diamte seria tranquilo e suave. E vc, o que faria?!
    Eu sempre converso logo ao adormecer… Quando o deito na cama e ele pega no sono eu vou dando os estímulos positivos e o que espero e almejo dele no dia seguinte: “Filho, você é um menino maravilhoso. Calmo. Inteligente. Consegue realizar suas tarefas com clareza e eficiência. Que amanhã ao acordar você seja um menino com muita saúde e paz. Que faça sempre o bem, por onde quer que você esteja. Que de sua boca só saiam palavras positivas e no seu coração só exista paz e amor… ” e assim vou falando…
    Obrigada por me fazer pensar nisso.
    Com amor,
    Ana Maria.

    Curtir

  4. Oi Ana…sou a Annamaria
    Tenho um filho com quase 4 anos ja diagnosticado com hiperatividade e impulsividade para agressividade. Estou testando a tecnica a uma semana e desde entao ele nao bateu mais nos colegas. Esta mais respeitoso com as professoras e auxiliares.
    Alem disso tenho falado sobre dormir na cama dele e desde entao ele nao acordou mais durante a noite e nao foi para minha cama.
    O resultado foi surpreendente!
    As frases ditas nao duram nem 2 minutos e sao sempre de estimulos positivos e de muita demonstracao de amor tipo:
    A mamae e o papai te amam. Voce é um presente te Deus em nossas vidas. Voce é uma crianca amavel, carinhosa respeitadora e corajosa.
    A mamae escolheu a melhor escola pra voce ficar enquanto ela trabalha e todos sao seus amigos.
    Voce é um menino forte e corajoso.
    A mamae comprou esta caminha especialmente pra voce, ela é linda e confortavel entao voce pode dormir nela a noite toda e descansar tranquilo.

    Vou revezando as frases a noite. Eu nao gosto do nome hipnose e nao sinto que seja , vejo como enfatizar o amor e a seguranca sobre ele. Como quando oro com ele dormindo.
    De qyalquer modo, esra sendo uma bencao e ate eu estou mudando e aflorando meus sentimentos.
    Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá Ana.

    Muito bacana você compartilhar mundo afora sobre o PROCESSO GOULDING Sleeptalk para crianças.
    Mas é importante sempre deixar claro qie o Sleeptalk é realizado através de um profissional devidamente certificado, habilitado e experiente. Não é uma técnica que apenas copia e cola qualquer tipo de frase. Somente o profissional sabe seguir todo procedimento correto para que o processo seja feito de maneira adequada e ideal.

    Estou à disposição de todos, inclusive vc, caso queira entender mais. Sou Representante Oficial do Processo Goulding SleepTalk, Trainer e única profissional no Brasil (por enquanto, felizmente!) a poder atuar com ele aqui!

    Grande abraço

    Curtir

  6. Oi Raphaela. Tudo bem?! Fico feliz pela sua atuação e por ser a única no Brasil capaz de realizar essa técnica. Como disse no texto, sou fonoaudióloga e amante do universo da maternidade. Logo assuntos na área me interessam muito. Dexei links que encontrei sobre o assunto em questão no texto para quem tivesse interesse e fiz um “resumo” do que entendi. Obrigada pela sua participação aqui no blog. E fique sempre a vontade de deixar cometários. Vou adorar saber mais sobre a sua profissão. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.