Sobre viver com propósito

Bom dia.

Esse ano percebi de perto que a vida é um sopro… O que seria viver, logo que a vida é tão curta para uns e para outros tão longa?! Para uns tão leve e para outros tão sofrida?! O que vim fazer nesse mundo e de que maneira poderia contribuir com a minha existência?! Por quê viver as vezes é tão sofrido?! Esses eram pensamentos do meu convívio diário. Não parava de pensar e pensar… Comecei a reviver os acontecimentos da minha vida, meditar neles, o por quê de ter vivenciado e no que contribuíram para a minha vida. Confesso que entender que devemos aceitar às vezes é bem complicado.

No dia que cheguei com a mudança em Pouso Alegre, um número me ligava sem parar e eu sem tempo de atender acabava não atendendo. Uma pausa na padaria para comprar o nosso jantar, já no fim do dia, o número me ligou novamente e eu resolvi atender. A ligação era para me dar uma notícia de que um dos meus sonhos, acabara de ser concretizado. “Ana, a vaga do concurso que você fez é sua. Você tem interesse em assumir o cargo?”.  Receber a notícia nesse dia e do jeito que eu recebi, não estava nos meus planos. Ainda na fila da padaria para pagar o lanche, olhando para o Rodrigo e as crianças que me esperavam dentro do carro, falei para a pessoa que me ligava: “Moço, você está de brincadeira comigo!? Eu acabei de descarregar um caminhão de mudança, estou a 438 km daí.” Paguei a conta, engoli o choro e entrei no carro. O que vale sonhar?! Mais um pensamento que começara a me atordoar. A nossa vida ia muito bem lá em Belo Horizonte. As crianças estudavam em uma escola que eu acredito no trabalho, meu marido trabalhava em um emprego OK, estávamos perto da nossa família, tínhamos rede de apoio, amigos, casa própria etc, etc etc… E aqui estamos, em Pouso Alegre, felizes por morarmos no interior que era outro sonho nosso, criar as crianças em um ambiente mais seguro, com simplicidade, com ar puro… Olha como a vida é engraçada! Sempre estamos em busca de outras coisas, mais coisas, correndo atrás de sonhos… enfim, qual o propósito disso tudo!?

Cheguei a conclusão de que: A vida é assim! Estamos sempre em busca de algo melhor seja pessoal, profissional, material ou espiritual. Para viver é preciso ter coragem! Coragem para aceitar as situações e as suas emoções, coragem para sonhar, para inventar e para se reinventar também. Depois que me descobri uma pessoa corajosa, o medo e as decepções tem sido bem menos frequente em minha vida. A coragem não é a ausência do medo, é saber conduzir sem deixar que medo vença. Isso fez uma baita mudança na minha forma de pensar. E para se ter coragem é preciso ter um foco, uma âncora, um propósito… Um ou vários! Você escolhe! Propósito é aquilo que te move, que te faz sonhar e se reinventar a cada banho de água fria que a vida te joga. Se você vive com propósito esses questionamentos ficam mais suaves, você entende mais o que acontece a sua volta e o aceitar fica mais fácil. Viver é surreal! Tem muita gente tentando viver… Eu penso nisso cada vez que o tormento começa a tomar conta da minha cabeça novamente e eu logo penso no meu propósito e retomo o meu foco.

E você!, já encontrou sem propósito!? Caso negativo, um conselho te dou… Busque! Pois sua vida será outra! Você é renovado e enxerga a oportunidade de viver como única e milagrosa.

Com amor,

Ana Maria.

4 comentários em “Sobre viver com propósito

  1. Sensacional Ana. A vida nos impõem desafios todos os dias e eles é que nos impulsionam para o crescimento. Sem eles, ficamos na zona de conforto. Adorei o trecho “A coragem não é a ausência do medo, é saber conduzir sem deixar que o medo vença.”. Anos atrás, me disseram algo que tem me ajudado e que tem muito a ver com o que disse: o medo impede o novo de chegar. Tento interiorizar isso, viver assim, ainda que com meus medos (que são muitos, mas não tão intensos e tantos quanto no passado). Que você possa crescer cada vez mais, se fortalecendo a cada dia e que a felicidade, a paz, a prosperidade e a harmonia sejam suas companheiras e de sua linda família.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.