Fissura Labiopalatina e o Teste da Orelhinha

mamãe fonoaudióloga

Emissões Otoacústicas Evocadas ou Teste da Orelhinha, como é mais conhecido, é um exame realizado por fonoaudiólogos, que é obrigatório e gratuito (Lei nº 12.303) desde de 2 de agosto de 2010. É um procedimento indolor e não invasivo, ou seja, seu bebê não vai sentir nada a não ser um apito no ouvido. O ideal é que se faça o exame na mesma semana que o bebê nasceu (geralmente após três dias de vida), mas sabemos que isso muitas vezes não é possível, então o prazo para a realização é até os três meses de vida da criança.

Quer saber como funciona o exame!? Pois bem, uma sonda é colocada no ouvido do recém nascido. Essa sonda tem um microfone acoplado a ela que emite e capta os sons. O som emitido é como se fossem cliques que fazem o tímpano vibrar passando pela orelha média e chegando a orelha interna (cóclea). A cóclea por sua vez vibra e emite uma resposta através de ondas vibratórias de volta para a sonda que está inserida no ouvido do bebê, que é captado pelo microfone.

otoacoustic_emissions

Esse é um dos modelos do aparelho. Olha como a sonda e pequenininha!!! 😊

O que acontece quando a cóclea não emite essa resposta!?

Aí entra o nosso caso… No caso de bebês com fissura a cóclea muitas das vezes não emite esse resultado de volta. O que quer dizer que como eles não tem o fechamento do palato, a orelha média fica comunicando diretamente com a boca do bebê. Então pode haver presença de líquidos (leite, secreções, etc.) dentro da orelha média o que não permite a cóclea vibrar fazendo com que o resultado do exame dê alterado (ausência de resposta). Mas não se preocupem!!! Após a palatoplastia tudo isso se resolve. Pode ser que seja preciso colocar um Tubinho de Ventilação no ouvido para que a secreção saia. Esse procedimento é bem simples e não deve deixar você preocupada. (Faremos um post explicando sobre isso. Aguardem!!)

images (1)

Resumindo…

O Teste da Orelhinha em fissurados, dá alterado (exceto em fissuras labiais)!!! Fiquem calmos!!! Tudo se resolverá após a palatoplastia. Tomem cuidado ao alimentar os bebês, sigam as dicas de alimentação que tudo dará certo. O importante é prevenir as otites de repetição, para preservarmos a audição dos nossos bebês.

Beijos e fiquem com Deus!!!

Ana Maria Poças.

CRFa 6-7185

2 comentários sobre “Fissura Labiopalatina e o Teste da Orelhinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s