Você sabia que o reflexo de sucção está presente antes mesmo do bebê nascer!? O reflexo de sucção começa a aparecer entre a 18ª e a 20ª semana da gestação. O bebê precisa de sugar para que seu desenvolvimento da face e da musculatura perioral aconteça, além da sucção ser um fator de extrema importância para o desenvolvimento psicológico da criança.
Já que estamos falando de sucção, nada melhor do que falarmos da chupeta! Quando falamos em chupetas, entramos em discussão a uma série de questões como: sucção não nutritiva, alterações dentárias, doenças (otites, candidíase, etc.), alterações na fala e mais um monte de coisas, mas… quando utilizadas corretamente, não oferecem risco algum. Sou a favor do uso de chupetas, quando utilizadas corretamente. Quando digo utilizadas corretamente, quer dizer dadas e retiradas no momento certo. Crianças que ficam o dia todo com a chupeta na boca, maiores de três anos de idade, que a utilizam para tudo (assistir televisão, dormir, passear, etc.), aí sim não sou a favor. Os ortodontistas e nós fonoaudiólogos, sempre orientamos o modelo ortodôntico, para minimizar os danos que podem causar na dentição e na fala. Mas isso é, se usada por muuuuuito tempo. Nós mamães podemos sim, nos beneficiar das chupetas e nossos bebês também, desde que seguimos as orientações dos profissionais.
O Raul usou chupeta até a labioplastia. Depois ele simplesmente não quis mais, a utiliza agora somente para coçar os dentes. =) Devido a fissura labial, ele não conseguia segurá-la por muito tempo na boca, assim eu e meu marido segurávamos na boquinha dele sempre que podíamos. Isso ajudou a desenvolver melhor a musculatura do orbicular da boca dele, ajudando a junção da musculatura dos lábios e melhorando um pouco o resultado da labioplastia. Além de ajudar também na mobilidade e na força do músculo da língua, o que muitas vezes são “fracos” em bebês com fissura.
Os modelos que adotamos foram os seguintes:


Portanto, sejam felizes com o uso das chupetas!!! Lembrem-se sempre de usá-las com cautela, não deem a ela uma carga emocional, para que a criança não sofra quando for retirá-la e que não dependa dela para se acalmar e etc. Estabeleçam regras para vocês mesmas ao dá-la, como horários e ocasiões que poderão dar a chupeta ao seu bebê. E lembrem-se também de retirá-las antes dos três anos de idade da criança.
Bom dia para todos vocês!!!
Com amor,
Ana Maria Poças
CRFa 6-7185
Que bom saber que a chupeta não é totalmente proibida para a criança. Mais um exemplo que tudo em equilíbrio pode ser benéfico.
=D
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa