Fonoaudiologia?!

simbolo3

Bom dia, pessoal!!!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é a Fonoaudiologia e o que fonoaudiólogo faz. Este post será um resumo da minha profissão. Quando decidi ser fonoaudióloga não tinha uma razão clara mas hoje sei o motivo desta escolha… o meu Raulzito!!! =)

A Fonoaudiologia é uma ciência antiga. Surgiu na Hungria no ano de 1900 e aqui no Brasil foi fundada com o nome de Fonoaudiologia em 9 de dezembro de 1981. Ela estuda as áreas da comunicação humana (voz, fala, linguagem, audição e aprendizagem). Quem é formado em fonoaudiologia recebe o nome de fonoaudiólogo. O fonoaudiólogo é o profissional que além de estudar, é capaz de tratar, prevenir e avaliar as alterações encontradas nessas áreas da comunicação humana.

Existem cinco especialidades dentro da Fonoaudiologia que são:

Audiologia: que envolve assuntos relacionados a audição;

Linguagem: que envolve assuntos relacionados a comunicação oral e escrita;

Motricidade: que envolve assuntos relacionados as funções: respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e fala;

Saúde Coletiva: que evolve assuntos voltados a elaboração de estratégias de planejamento, gestão, promoção, prevenção, educação e intervenção na área da saúde;

Voz: que aborda o aperfeiçoamento vocal e distúrbios relacionados a voz.

O fonoaudiólogo pode trabalhar em diversos lugares como: unidades básicas de saúde, hospitais e maternidades, consultórios, clínicas, asilos, casas de saúde, creches, berçários, escolas (regulares e especiais), instituições de ensino superior, empresas, veículos de comunicação (rádio, televisão e teatro) e etc.

Agora a pouco  tive a ideia de esclarecer o que é a Fonoaudiologia e contar a vocês a minha história como fonoaudióloga. Me formei em 2008, aqui mesmo em Belo Horizonte. Escolhi o curso sem saber o porque. No decorrer da minha graduação, percebi que não me identificava tanto com o curso, mas algo me dizia que tinha que terminar. (risos) Me formei e atuei como fonoaudióloga até uns três meses antes do meu pequeno nascer. Hoje não atuo fora de casa…(risos) Sou mãe e fonoaudióloga em tempo integral do meu filhote. Após seis anos de formada sei que não poderia ter escolhido uma profissão melhor. Sou tão grata a Deus por ser mãe, por toda nossa trajetória e pelo fato do Raul ser tão saudável e nos surpreender a cada dia que  prometi pra mim mesma que ajudaria ao máximo outras mamães que passaram pelo que passei. E é isso, aqui estou com o Blog repassando tudo para vocês sobre a nossa história, minha e do Raul.

Com amor,

Ana Maria.

CRFa 6-7185

Um comentário em “Fonoaudiologia?!

  1. Nossa, que interessante! Eu não sabia do quão abrangente era essa profissão. Ela possui muitos campos de atuação. Adorei saber mais sobre isso.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.