Livro – “Crianças Francesas não fazem manha”

Maternidade Real

Ahhh a França!!! A França sempre me cativou. Linda, romântica, a língua então… nem se fala… dá pra morrer de amor só de escutar a Carla Bruni cantando!!! (risos) Eu e meu marido fomos a uma livraria e eu logo corri para a sessão de maternidade. Perambulando por lá achei o livro “Crianças francesas não fazem manha – Os segredos parisienses para educar os filhos” e, eu, claro que me interessei!!! Raul acabara de nascer e eu precisava de algo que me norteasse na “educação” dele e por que não uma “educação francesa”?! Ai, ai, que chique!!! (risos)

O livro, publicado pela Editora Fontanar, foi escrito por Pamela Druckerman, uma jornalista americana que se mudou, junto com seu marido inglês, para Paris. Eles tiveram três filhos parisienses.  E é, a partir de sua rotina de mãe, em Paris, que ela escreve suas experiências no livro. Ela resolve escrevê-lo, pois fica abismada com certas cenas vistas com muita frequência na França e que são muito diferentes das que ela presenciava nos Estados Unidos. Entre essas cenas, ela descreve algumas como: pais franceses quando vão a restaurantes com seus filhos pequenos, a criança permanece sentada à mesa tranquilamente, fazendo a refeição ao lado dos pais, comendo de tudo, sem frescuras e se a criança já tiver 12 meses já come em quatro etapas (entrada, prato principal, acompanhamento e sobremesa); outra cena descrita é a em que as crianças falam bonjour , se il vous plaît e merci para todos; e ainda crianças que dormem a noite toda aos três meses. Ahh não gente!!! Dá para acreditar!?

Pois bem, o livro além de descrever a criação das mães francesas, ensina como colocar os pequenos em um cadre, ou seja, em sua rotina (modelo e nos limites que você quer que ele siga) e voilà!!! Tenha uma criança francesa em casa… (risos)….

Exemplifica bem como as crianças são criadas na França, mostrando o equilíbrio entre a autoridade e a tranquilidade, pois lá é bem claro para as crianças, desde bem pequenos, que quem manda são os adultos e as crianças simplesmente obedecem, lá, também, as crianças têm tempo livre, brincam sozinhas, têm autonomia para serem, fazerem e resolverem o que quiserem. Esse equilíbrio é o segredo para que se tornem crianças tão cheias de criatividade, autonomia e comportadas. Mostra também que você nunca será a “mãe perfeita” mas, que você também não precisa ser e nem tem que ser.

O livro é excelente, me ajudou muito!!! Hoje, aqui em casa, seguimos muitas dicas que ele nos deu. O Raul, desde quando veio para casa, participa da nossa rotina e sempre deu muito certo. Come de tudo e senta-se à mesa conosco, só não fazemos as refeições em quatro etapas todos os dias, mas ele fica tranquilo nas refeições. (risos) O cadre funciona mesmo!!! Tente fazer o seu, aliás, leia o livro, ele é muito bom!!!

Com amor,

Ana Maria.

 crianças francesas não fazem manha

2 comentários sobre “Livro – “Crianças Francesas não fazem manha”

  1. Creio que quando eu for mãe vou ler todos os livros a respeito da maternidade e dicas de educação. Esse já está anotado na minha “pequena” lista, rs! E por sinal, já tinha lido uma matéria sobre esse livro, porém não me recordo o site, mas é um sinal que o livro é realmente bom.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s