A escolha pelo local de tratamento do Raul

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Quando soubemos que o Raul iria nascer com a fissura lapiopalatina tínhamos uma dúvida: Onde iríamos procurar ajuda?. O centro mais conhecido para tratamento de má formações craniofaciais é o Centrinho de Bauru, que fica em São Paulo, a 731km de distância de Belo Horizonte. A princípio, essa era a minha escolha. Como fonoaudióloga sempre ouvi falar de lá, tive professoras que fizeram especializações naquele centro, conheço fonoaudiólogas que trabalharam lá e mamães de fissurados que optaram pelo tratamento ali. Mas, viajar com o meu príncipe operado me doía o coração. Foi conversando com inúmeras pessoas, dentre elas as que eu citei acima, que conheci um novo e conceituado centro, aqui mesmo em Belo Horizonte, que também é especializado no assunto, o Centrare. Ah, fiquei aliviada por saber que poderia fazer aqui mesmo o tratamento e ansiosíssima para conhecer o lugar!!!

O Centrare fica no Hospital da Baleia, no bairro Saudade.  Antes do Raul nascer, procurei saber como era o funcionamento além de marcar uma triagem com os profissionais do centro, para que me explicassem como seria o tratamento do meu filhote. A equipe de lá é composta por cirurgiões plásticos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros. Saí da triagem com a certeza de que iríamos tratar do nosso Raul lá. Eles me tranquilizaram muito, explicaram a cronologia do tratamento, com quanto tempo de vida iria começar as cirurgias, a alimentação, os cuidados necessários, a higienização, etc. O tratamento é todo custeado pelo SUS (Sistema único de saúde), não existem as categorias particular ou plano de saúde privado. O tratamento é de excelência.

Com quatro meses de vida, o Raul realizou a primeira cirurgia (a labioplastia). A cirurgia ficou perfeita!!! Em breve farei um post sobre o antes e o depois das cirurgias e vocês poderão concordar comigo. A próxima cirurgia, a palatoplastia, já está chegando (A preocupação sempre nos acompanha, viu?! Isso não muda nunca (risos)). Ela também será realizada pelo mesmo médico que o operou na labioplastia, o Dr Hugo Leonardo, que por sinal é fera no assunto e uma graça de pessoa!!! Os cirurgiões que atendem no Centrare são os melhores de BH. Podem procurar pelo tratamento lá que vocês estarão em boas mãos e farão uma ótima escolha!!!

A página do Centrare que encontrei não está muito atualizada, mas dá pra vocês terem uma ideia do que se trata pelo site o Hospital da Baleia. Seguem abaixo os dois links para vocês darem uma olhada:

http://www.pucminas.br/centrare/

http://www.hospitaldabaleia.org.br/pt/conteudo.php?c=3&t=1&i=192

O segundo link entra direto no site do Hospital da Baleia e nele vocês têm informações de como ser atendido no Centrare, ou seja, dá as coordenadas burocráticas para o atendimento. Encontra-se, também, uma cartilha explicando mais sobre fissuras. Não deixem de ler!!!

Com amor,

Ana Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s