Método Montessoriano

Maternidade Real

Olá, pessoal!!!

Hoje vamos falar de um método pelo qual sou apaixonada. Ainda tenho muito o que estudar a respeito, mas vou falar um pouco sobre o método criado por Maria Montessori, uma médica italiana que viveu entre os anos de 1870 a 1952. Ela começou seus estudos com crianças portadoras de deficiência mental e logo percebeu que muitos problemas poderiam ser resolvidos com a pedagogia ao invés da psiquiatria. Ai começa a grande descoberta e a consolidação da criação do seu método. Ele é muito utilizado por escolas, professores e pais que buscam entender e acompanhar cada fase do desenvolvimento dos seus filhos, assim como euzinha aqui. =)

O método Montessoriano considera que a criança aprende sozinha, seguindo o ritmo natural de desenvolvimento e os períodos sensíveis. Em cada época da vida da criança são evidenciadas características e sensibilidades específicas, por isso o ambiente que a criança está inserida deve ser propício ao aprendizado e atender as necessidades de cada fase em que a criança se encontra.

A criança absorve tudo o que está a sua volta, sendo assim o nosso papel como adultos é identificar e respeitar o momento da criança, auxiliar com amor e compreensão para que ela desenvolva suas habilidades seguindo cada um o seu tempo.

Maria Montessori estabeleceu  seis pilares educacionais para dar suporte a utilização do método que devem sempre estar em equilíbrio, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada, e eles são:

  1. Auto educação
  2. Educação como ciência
  3. Educação Cósmica
  4. Ambiente Preparado
  5. Adulto Preparado
  6. Criança Equilibrada

O método Montessori é muito utilizado em escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio. Muitos profissionais da área da saúde e de RH também o utilizam para maior resultados de suas terapias e de suas empresas. Aqui em casa desde o nascimento do Raul buscamos utilizar esse método, fomos aos poucos introduzindo a filosofia sempre procurando deixar as coisas ao alcance dele, preparando a “casa” para que ele possa usá-la de acordo com a necessidade dele no momento, sempre visando seu desenvolvimento, sua autonomia, sua independência, sua disciplina e seus conhecimentos.

Temos muitos artigos sobre o método na internet. Mas gostaria de ressaltar um blog super bacana sobre o assunto, o http://larmontessori.com, quem tiver interesse no assunto procure por este site. No facebook também tem um grupo super bacana a respeito, quem quiser pode me pedir que eu indico o nome. Ok?!

Com amor,

Ana Maria.

IMG_20150304_100658

Trabalhando texturas e estimulando o desenvolvimento motor fino do Raulzito.

8 comentários sobre “Método Montessoriano

  1. Oi, Kênia! Que bom, podemos trocar figurinhas então!! rsrs… O grupo no facebook chama Montessori para mamães, te adicionei no facebook para te mandar o link. Agora siga esse blog que citei no post também. É super interessante!
    Você é irmã da Polly!!! Que legal!!! =) Beijos

    Curtir

  2. Oi, Ju!!! Que bacana que você também gosta desse método!!! Tem esse blog que sitei no post de hoje, ele é super informativo. No facebook tem o grupo Montessori para mamães, nele sempre tem gente trocando informações e ideias de atividades o tempo todo.
    Mas em breve faremos um post mais dividido por faixas etárias com sugestões de atividades. Beijos

    Curtir

  3. Bacana… Sabia da sua competência , mas agora , pra mim , vc superou ! Parabéns!!!
    Com muito orgulho posso participar de perto , toda esta belezura , que se chama Raul….
    Bjssss
    Tia Cris

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s