Livro – Os segredos de uma Encantadora de Bebês

Maternidade Real

O livro publicado pela Editora Manole, Os segredos de uma encantadora de bebês – Como ter uma relação tranquila e saudável com seu bebê foi escrito por Tracy Hog, uma inglesa enfermeira que se especializou em maternidade e tratamento de recém nascidos, mãe de duas filhas e “encantadora” de bebês por todo o mundo. Nesse livro (e em mais outros dois que em breve escreverei a respeito pra vocês), ela descreve métodos que criou para ajudar pais e mães a tornarem a relação com seus filhos mais harmoniosa.

Comecei a ler o livro antes do Raul nascer e o li em três dias. A ansiedade era tamanha que comia livros de maternidade… risos… Confesso que o que me chamou a atenção foi o subtítulo. Tornar minha relação com meu filho tranquila e saudável, era tudo o que desejava.

No livro a autora descreve técnicas e dá exemplos de como executá-las com êxito, dando relatos de histórias que deram e que não deram certo e como resolvê-las.

Utilizamos muitas das técnicas por ela sugeridas aqui em casa, como por exemplo a EASY (E = eating (comer), A = activity (atividade), S= Sleeping (sono), Y= You (você)), onde ela sugere estabelecer uma rotina onde o ambiente é adequado proporcionando segurança e tranquilidade ao bebê, seguindo um ritmo que ele consiga seguir sem problemas. Além dessa técnica tem também a SLOW ( S= Stop (pare), L= listen (escute), O= observe, W= What´s Up? (O que está acontecendo?). Quando a criança estiver reclamando de algo, chorando ou inquieto demais você deverá seguir esses passos das letras antes de intervir. Fazendo isso, você conseguirá uma “ação” mais eficiente e vai cada vez entendendo mais seu bebê e entrando em sintonia com ele.

Dentre outras dicas que utilizamos foi, apresentar a casa cômodo por cômodo para o Raul logo no primeiro dia em que ele chegou em casa, a de chamá-lo pelo nome e não por apelidos mesmo que seja carinhosos, o de estabelecer rotinas logo nos primeiros dias de vida em casa, o de dormir no seu berço ou cama sozinho, sem a ajuda de alguém para niná-lo. Com outra técnica facilitadora, a de dar a mamadeira dos sonhos, Raul já dormia a noite toda no segundo mês de vida, não acordava para mamar durante a madrugada. Além disso nós já sabíamos quando ele ficaria com fome ou quando o choro era de cólica logo no segundo mês  de vida dele também.

Gente, claro que é chato seguir rotina e quase impossível você ser uma pessoa calma e tranquila todos os dias e em todos os momentos, ainda mais com um bebê esguelando na sua frente… mas, ajuda muito mesmo você ter um norte para seguir e facilita muito no seu dia a dia. Vai ajudar ainda mais se você assim como eu, ficou por conta do seu filho e da sua casa durante 01 ano e 07 meses. A rotina é tudo na minha vida!!! risos…

Senhores pais, leiam esta trilogia. Eu recomendo. =D

Com amor,

Ana Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s