Rotina, uma necessidade.

Maternidade Real

Bom dia, gente!

Quem  já passou por crises de desespero quando seu filho:

– troca a noite pelo dia

– fica “enjoadinho” o tempo todo e não se tem um motivo aparente

– não quer comer quando se é a hora do almoço

– faz birras em filas de supermercado

– faz birra para tomar banho, escovar dentes, vestir roupas, etc.

Ah poderia listar aqui inúmeras situações que já passei e sei que muitos pais passam mas, o texto iria ficar grande demais… Nesse momento só pensamos no que estamos fazendo de errado, não é mesmo?! Meu real objetivo com esse texto é tentar despertar em vocês a importância de uma rotina e descrever como criei a rotina aqui em casa do Raulzito.

Podemos encontrar muitos livros, textos, artigos científicos que abordam o assunto… A rotina engloba as necessidades fisiológicas e sociais. Na infância não está somente relacionada a organização de tempo e espaço,  mas também ao crescimento pessoal, emocional e interpessoal. Resumindo pra vocês, a grande importância da rotina está em ensinar a criança a ter controle emocional, oferecendo a ela ferramentas adequadas para que possa lidar com questões do dia a dia, limites e regras.

É papel de nós pais ensinar a criança a distinguir as coisas certas das erradas, as más das boas, a esperar, e perceber que tudo tem seu tempo e sua hora. Através de uma rotina bem estruturada, além de conseguirmos alcançar estes objetivos, construímos um vínculo afetivo muito maior do que já temos com nossos pequenos, pois eles se sentem mais seguros quando tomamos o “controle” de tudo e assim sabem que podem contar conosco quando estão inseguros com seus sentimentos.

Aqui em casa, como já disse a vocês, desde o primeiro dia do Raul em casa já temos rotina estabelecida. Eu e Rodrigo sempre conversamos e procuramos adequá-la ao nosso dia a dia e vamos adaptando a rotina a medida que o Raul vai crescendo e dando conta de uma atividade nova. Há um mês atrás mais ou menos, comprei este quadro de horários (vou colocar o link para vocês de onde comprei no fim do post, ok!) onde todos os dias ao acordar, eu e Raul fazemos a nossa rotina diária. Nela colocamos atividades desde higiene até tarefas diárias que ele consiga fazer com a nossa ajuda, como por exemplo arrumar a cama.

20150428_172931

Escolhemos a ordem das coisas a serem feitas no dia, mas algumas tem horários definidos, como por exemplo: almoço, soneca e banho.

20150428_173210

Algumas das fichas que fiz para ele: tomar banho, fazer atividades, escovar os dentes, brincar, etc.

20150428_172952

O quadro vazio para vocês verem como ele é. Ele pode ser lavado sem problemas, olha que maravilha! As partes onde colocamos as fichas são de velcro e plástico na frente. Ainda não utilizo as horas, utilizo todos os espaços somente para atividades. Assim que Raul ficar um pouco maior, irei utilizar a coluna das horas para a devida finalidade. Até mesmo para ele começar a se familiarizar com os números.

20150428_172630

… decidindo o que iremos fazer no dia. 😊

Só não cumprimos com os horários certinhos nos fins de semana, pois deixamos ele mais livre. Preocupando somente com seus cuidados de higiene, alimentação e brincar. Se já temos algo planejado para o fim de semana já avisamos a ele ao acordar, como por exemplo: “Raul, hoje vamos a pracinha depois do lanche da manhã” ou “Raul, hoje vamos a casa do vovô andar a cavalo a tarde, depois da soneca”. Procuro o colocar sempre para nos ajudar aqui em casa. Ele participa da escolha da sua roupa, na arrumação da casa, na organização dos brinquedos, no livro que iremos ler antes de dormir e até na hora de fazer almoço comigo e a janta com o pai. Mandamos fazer essa cadeirinha de madeira com o assento maior, para que ele fique em pé nela e não tenha perigo de cair. Quando vamos fazer algo na cozinha colocamos ele na cadeira e ele fica se sentindo! (risos)

20150429_185458

É uma cadeirinha de alimentação normal, somente com o espaço do assento maior para que ele possa se movimentar dentro dela em pé.

Há uma importância muito grande em se deixar um espaço durante o dia para a criança brincar, assistir televisão (pessoal, programas educativos, por favor!), ler livros ou alguma outra atividade. Lembrem-se são crianças precisam de BRINCAR e serem CRIANÇAS!!! A rotina precisa ser bem estruturada e pensada nas crianças para ter sucesso no objetivo planejado.

Com amor,

Ana Maria.

P.S.: O link do ateliê que encomendei o quadro de horários do Raul é http://www.atelieanitarighi.blogspot.com.br.

2 comentários sobre “Rotina, uma necessidade.

  1. Sem palavras Ana Maria , minha sobrinha que a cada dia me surpreende mais e mais.
    Tiro o chapéu para você .
    Nosso anjo Raul está sendo muito bem preparado para as batalhas da vida.
    Além disto , não posso deixar de agradecer a Deus e vc , juntamente com o Rodrigo. Por ter nos presenteado com este garotinho comédia : Raul…
    Veio para transformar nossas vidas …..
    Meu muito obrigada família linda !

    Tia Cris

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s