Livro – A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas

Maternidade Real

Bom dia, gente!!!

Como falei no post sobre o livro da Tracy Hogg “Os Segredos de uma Encantadora de Bebês”, existem outros dois da mesma autora. O post de hoje será sobre o segundo da série “A Encantadora de Bebês Resolve Todos os Seus Problemas”. Nele vocês encontrarão segredos sobre sono, alimentação e comportamento do nascimento aos primeiros anos da infância.

Gente, quase pedi que me beliscassem para saber se estava mesmo lendo esse título do livro! (risos)  Resolver todos os meus problemas!? Imaginem que maravilha! E logo estava lá eu de novo, na fila do caixa comprando o segundo livro. Como no primeiro, o que mais me incentivou a comprá-lo foi o subtítulo.

Pois bem, nesse livro a autora descreve mais algumas táticas infalíveis para que entendamos nossos babies, como por exemplo a PC. Ter uma atitude PC significa agir com Paciência e com Consciência. Ter paciência é de suma importância para ser um bom pai ou mãe, segundo a autora. Ter consciência significa se policiar no que diz e no que faz para a criança. E esses atos e essas palavras devem ser constantes, porque a inconstância confunde a criança. Usando a atitude PC, você não dá brecha para a “paternidade acidental” acontecer. Mas o que é paternidade acidental!? Paternidade acidental é tudo aquilo que fazemos e sabemos que não é o certo, mas por motivos não pensados nas consequências fazemos para que um resultado seja obtido rapidamente. Um exemplo da paternidade acidental que eu fazia bastante era ninar o Raul no colo para ele dormir mais rápido. Um grande erro, porque ele começou a querer dormir somente no colo depois. Até hoje com quase 01 ano e 08 meses, na soneca da tarde (ainda bem que é só a tarde, porque haja braços e colunas que aguentem 11 kg) ele só dorme assim, no colo. Um outro exemplo é acalmar uma criança com a chupeta, dando o objeto sempre que precise que a criança fique quieta por algum tempo. Confesso que já tentei inúmeras vezes usar o método a tarde, mas ele sempre me vence pelo cansaço. Para que isso não aconteça, a Encantadora de Bebês sempre frisa que temos que começar como devemos continuar, minimizando assim esses possíveis erros da paternidade acidental.

Outros assuntos interessantíssimos abordados no livro, são as cólicas, os refluxos e os impulsos do crescimento, onde ela explica o que é e como agir diante deles. Nos mostra também como ensinar as crianças a serem emocionalmente bem ajustadas, esse capítulo é interessantíssimo. Raul estava passando por uma fase que queria me controlar o tempo todo e ficava bravo quando eu não fazia suas vontades. Isso começou há umas duas semanas atrás e ao reler o capítulo percebi que estava “deixando de lado” os limites que sempre dei a ele. Como voltei a trabalhar e ainda por cima meu local de trabalho é em casa, deixava ele fazer o que queria quando precisava de um tempo para escrever e resolver minhas coisas do trabalho. Na verdade isso me ajudava mas não ajudava o Raul. Ele estava ficando sem limites, o que para uma criança é muito ruim! Engraçado como não percebemos nossos próprios erros, não é mesmo?! Uma coisa que sempre preguei foi rotina e consequentemente limites para a criança. Enfim, mas este erro já foi sanado e voltamos com força e foco total na rotina e nos limites dele. (risos)

E por fim, ao reler o livro também lembrei que o último capítulo fala sobre desfraldar a criança. Em breve passaremos por isso aqui em casa, assim que começar conto para vocês. A técnica por ela estipulada é começar com o processo de desfralde entre 9 e 15 meses (Não segui esta técnica, pois acho muito cedo para a criança!), ela justifica bastante o porquê deste período da idade da criança, mas a explicação rápida é que ela condiciona o bebê a utilizar o vaso sanitário assim que ele já consiga sentar sem apoio. (Algum leitor do Blog utilizou esta técnica e deu certo!? Nos contem por favor!) Ela descreve a técnica ensinando os pais a como se prepararem e prepararem os seus bebês.

Bom, falta o último livro da trilogia e pretendo escrever sobre ele em breve pois ainda estou terminando de lê-lo. Só quem é mãe sabe como é difícil encontrar tempo para leitura, não é mesmo?! Mas tô dando conta e acho que até semana que vem termino e conto pra vocês.

Com amor,

Ana Maria.

4 comentários sobre “Livro – A Encantadora de bebês resolve todos os seus problemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s