Cuidados orais na infância – por Paloma Marques

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Oi mamães e leitoras do blog “Fissurada na maternidade”!

Meu nome é Paloma, sou graduada em Odontologia e especializada em Ortodontia. Fui convidada pela minha amiga Aninha e vou tentar esclarecer todos os questionamentos sobre a cavidade bucal e regiões de cabeça e pescoço para vocês!

Hoje vou falar sobre as maiores dúvidas quanto à higiene bucal do bebê: quando deve ser iniciada, como deve ser realizada e qual a idade ideal para a primeira visita ao dentista.

Então, vamos lá!

O cuidado com a saúde bucal do bebê deve vir deeeesde a idade gestacional, na qual a alimentação materna adequada propicia a formação dos órgãos dentários sadios e bem calcificados. Vale ressaltar que a educação materna é o meio mais efetivo para a prevenção de cáries.

Apesar da cavidade bucal não ser colonizada por bactérias causadoras de cáries antes da erupção dos dentinhos, com a chegada do neném os pais devem iniciar os cuidados com a higiene oral, estimulando a gengiva e mantendo a cavidade bucal limpa. Essa fase proporciona mais que somente a higienização, a criação de um bom relacionamento com seu filho e um treinamento para que mais tarde ele receba a dedeira e a escova em um clima de proximidade e carinho.

Além das propriedades nutricionais e psicológicas, a amamentação é importante para o correto desenvolvimento muscular e esquelético da face. Nessa fase de aleitamento, a língua é considerada responsável pela auto limpeza da boquinha. Mas é de extrema importância remover os restos de leite da cavidade bucal. Mesmo o recém-nascido se alimentando com muita frequência, devemos fazer essa limpeza uma vez por dia (de preferência depois da última mamada), visto que as imunoglobulinas (glicoproteínas que atacam proteínas estranhas ao corpo, realizando assim a defesa do organismo) liberadas pelo leite protegem o assoalho bucal contra infecções. A higiene é realizada com a gaze umedecida em água filtrada em forma de estimulação suave pelo rebordo (sobre os quais “nascerão” os dentinhos), céu da boca, língua e debaixo da mesma.

Nos aproximados quatro meses de vida do bebê, a coceira pela erupção dos dentinhos de leite começa a aparecer. Dessa forma, pode-se utilizar a dedeira para a higienização e alívio da gengiva.

Com o aparecimento dos dentinhos (pelo menos dois deles), a dedeira já não se mostra mais suficiente. Então, a criança deverá fazer o uso da escova dental com a pasta de dente sem flúor a princípio, pois ela não saberá cuspi-la totalmente. A escova deve ser infantil, com cerdas macias, próximas e no tamanho adequado para a idade. Uma dica para os papais é que existem váááários modelos de escovas ótimos para os filhos. Inclusive para aqueles mais receosos, tem no mercado escova com proteção de tamanho, que vocês não precisam ficar encucados quanto à quantidade de escova que entra na boquinha do seu bebê. Quando se sentir mais seguro, prefira os cabos mais longos para ser ainda mais fácil de higienizar. Ah, a odontologia infantil é toda linda e colorida! Abuse das cores das escovas e torne esse momento uma brincadeira!

A primeira visita ao dentista também deve ser com a mamãe gestante, para receber as orientações para toda a infância desde já. Preconiza-se que a época ideal para início dos atendimentos odontológicos do bebê seja entre os seis e oito meses de idade. Afinal, nessa época os dentinhos já começam a “nascer”, o dentista pode auxiliar na higienização e ainda orientar os papais.

Espero ter ajudado. E não se esqueçam de cuidar da boquinha do neném!

Até a próxima!

Com amor, Paloma.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s