Higiene Oral das crianças

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Olá, pessoal!

Sabemos que chega uma hora que as crianças nos dão uma canseira para tomar banho, ir ao banheiro, escovar os cabelos, escovar os dentes então, nem se fala. Uma luta para deixar que a escova entre na boca. O ideal é iniciar esse contato com a escova de dentes quando os primeiros dentinhos começarem a nascer, para que o bebê já vá se acostumando com ela e com o processo.

Comecei bem cedo com o Raul. Na verdade antes mesmos dos dentes dele nascerem. Como havia a fissura no palato dele, a minha preocupação em deixar tudo bem limpinho para que as bactérias não invadissem a boca dele e nem a cavidade nasal era bem grande. Para limpar a boquinha do Raul no início utilizava esse Coelhinho da MAM que comprei logo quando ele nasceu. Mas se você utilizar uma gaze limpa, tem o mesmo efeito. (#ficaadica)

luva-oral-care-coelho-azul-mam-346

Quando os dentinhos começaram a nascer de verdade, utilizei essa dedeira da marca Lillo, mas existem outras no mercado. A marca não importa, o que importa é a higiene ser feita corretamente.

download

Logo após essa dedeira veio a escova tradicional. Comprei essa da MAM pelo fato de o cabo dela ser pequeno, o que facilitava a pega do Raul. Sim, eu já deixava ele mesmo escovar seus dentes aos 7 meses de idade. Segurava na mãozinha dele e ia guiando a sua escovação. Hoje ele usa escova para crianças de 2 anos e pasta de dente também adequada para a idade.

mam_brushblue

Raul ganhou de presente do Ateliê Anita Righi esse kit educador “Dentão e seus amigos” para as crianças aprenderem a escovar os dentes.

20150923_120118

Olha como é fofo! Vem com o dente, minis tomatinhos para colar no dente como se fossem as sujeiras, o fio dental, a pasta e a escova de dente. Eu achei o máximo! E o Raul super curtiu escovar o “Dentão”, como ele mesmo o denominou desde que abriu o presente. Vira e mexe vejo ele lá colando os tomatinhos e narrando qual será a próxima etapa da brincadeira. 😍

collage0_wm

Com amor,

Ana Maria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s