A Fonoaudiologia e o Cromossomo do Amor, onde eles se cruzam?!

mamãe fonoaudióloga

Bonjour!

O assunto de hoje é sobre o Cromossomo do amor, vulgo Síndrome de Down e onde ele e a fonoaudiologia se encontram. Qual o papel do fonoaudiólogo junto a essas crianças que nos transmitem tanto amor?! Se você ainda não sabe bem ao certo vem ler o que podemos conseguir com essa parceria!

Sabemos que os bebês com Síndrome de Down nascem com uma certa diminuição da tonicidade na musculatura, por isso eles têm tendência a serem mais “molinhos”, demorarem mais para ficarem durinhos, um pouco mais para sentar e para falar. Então desde o nascimento é importante o auxílio da fonoaudiologia principalmente para dar orientações aos papais e cuidadores sobre o desenvolvimento da criança. O fonoaudiólogo, também, dá dicas de como eles podem interferir no desenvolvimento cognitivo e da linguagem dos seus pequenos. Alguns dos objetivos da terapia nesses casos são:

* Minimizar as dificuldades de alimentação, como sugar, mastigar e engolir;

* Adequar a coordenação entre as funções orais e a respiração;

* Maximizar a tonicidade da musculatura da face e da boca;

* Melhorar a articulação dos sons, a linguagem oral, a leitura e a escrita;

O fonoaudiólogo sempre almeja que a criança tenha condições favoráveis para transmitir seus pensamentos e seus sentimentos sem que haja dificuldades de compreensão no ouvinte e que ela tenha condições de interagir e conquistar seu espaço na sociedade onde está inserida. A comunicação é sempre a mais importante a ser trabalhada e alcançada nesse caso. Quanto mais cedo for introduzida a estimulação adequada, melhores resultados podem ser obtidos futuramente.

Como em qualquer outra criança a presença dos pais é essencial para o desenvolvimento das potencialidades de seus filhos. Se os pais interagem com seus filhos, passam a conhecê-los melhor, conhecer suas habilidades, suas fraquezas, seus valores e suas expectativas, além deles se sentirem muito mais amados. O amor alcança sempre melhores resultados!

Com muito mais amor,

Ana Maria Poças.

CRFa 6-7185

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s