#mamãefonoaudióloga: Como aumentar o furo do bico da mamadeira

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

 Bom dia!

Hoje vou falar sobre aumentar furos de bicos de mamadeira “corretamente”. Corretamente está entre aspas, pois o certo mesmo seria não aumentar, mas sabemos que muitas das vezes isso não é possível principalmente quando se trata de crianças que nasceram com fissura labiopalatina. Então, como devemos proceder quando estas crianças realmente não conseguem sugar a mamadeira com o furo que veio de fábrica?

Vou exemplificar com um bico qualquer que encontrei aqui em casa. Já conversamos sobre o assunto do bico e da mamadeira ideal no post Dicas de Alimentação pré e pós Operatório. A mamadeira e o bico ideal é a que seu bebê preferir. Não existe isso de bico adequado. Adequado é seu bebê conseguir mamar direitinho, ganhar peso e crescer, ok?! Sem neuras para bicos ortodônticos, bicos anti isso ou aquilo.

O ideal é você fazer um pequeno furo ao lado do furo existente no bico. Nada de cortar o bico da mamadeira com uma tesoura ou com uma faca. Quando você virar a mamadeira o líquido não deve sair esguichando e sim gotejando. Para isso, pegue uma agulha bem fininha, esterilize-a e esquente-a no fogo e logo ao lado do furo original da mamadeira faça um novo furo. Isso vai facilitar a sucção de seu bebê e evitar possíveis engasgos causados por um furo inadequado, quando por exemplo alargamos o que veio da fábrica.

20151003_100101-2_wm

Lembrando que esse furo somente deve ser feito se seu bebê tem dificuldade para mamar. Mas como percebo isso?! Se seu bebê cansa de mamar rápido demais e dorme, se ele suga, suga, suga e o nível do leite continua o mesmo, se ele chora muito quando está mamando… enfim, você é mãe (pai ou cuidador) e saberá se seu filho precisa desse facilitador. Outro lembrete importante é sempre conversar com o pediatra ou o fonoaudiólogo que está acompanhando esse processo de alimentação do seu pequeno para que ele o oriente da melhor forma possível.

Com amor,

Ana Maria Poças.

CRFa  6-7185

6 comentários sobre “#mamãefonoaudióloga: Como aumentar o furo do bico da mamadeira

  1. Olá! Líquidos mais grossos podem ser dados em copinhos próprios para bebês. Não necessariamente tem que ser oferecidos em mamadeira. A mamadeira serve para “estimular” a sucção e se alargar muito o bico ela perde a funcionalidade. 😊

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s