Assertividade e empatia, duas habilidades para ensinar aos pequenos.

Maternidade Real

Bom dia!

Esse ano está sendo um ano de descobertas para mim. Descobertas pessoais… descobri a meditação e seus benefícios, descobri a ter autocontrole e a me auto-descobrir, descobri o significado de ter empatia e assertividade e é sobre essas duas habilidade que quero descrever hoje. O porquê de falar delas aqui no blog?! Você vai descobrir o grandioso poder que essas duas palavras têm na vida de uma pessoa. E porque venho as inserindo na vida do meu pequeno Raulzito.

O que é empatia? Empatia é uma habilidade  de se colocar no lugar do outro. É sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É tentar compreender sentimentos e emoções, saber ouvir os outros, compreender os seus problemas e emoções. Já a assertividade é a competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, objetiva, transparente e honesta, ou seja, é autoconfiante o suficiente para não ter dificuldades em expressar a sua opinião. Essas duas habilidades são de suma importância para que sejam estimuladas na infância. As crianças que sabem suas necessidades são mais propensas a terem uma melhor autoestima, a terem confiança nelas mesmas, a se comunicarem melhor, expressarem seus sentimentos e emoções, consequentemente conseguem ter um controle melhor do que é certo e errado, resistem melhor à pressão dos coleguinhas e lidam melhor com os bullyings, pois sabem que podem pedir ajuda quando precisam e podem dizer não quando não querem dizer que sim.

Para ser assertivo e ter empatia é necessário a prática diariamente, além de ter modelos a serem inspirados em casa. Como tudo na vida, nós aprendemos com exemplos. O melhor lugar para praticar essas habilidades é dentro da nossa casa, com a nossa família, para que elas sejam estendidas para o mundo a fora. Dê exemplos, defenda os seus pontos de vista sem ser ser agressivo, os pequenos também têm vontade própria, dê autonomia a eles, para que eles exponham suas opiniões e seus sentimentos. Devemos ensinar que escutar e respeitar as opiniões alheias não significa que tenha que estar de acordo com seus pontos de vista, mas que é sempre muito gratificante quando somos escutados, não é?! Uma coisa que sempre fazemos aqui em casa e que vejo que dá muito resultado são as nossas conversas familiares, sempre estimulamos o Raul a participar, mesmo que o tema não seja muito entendido por ele. Nós escutamos o que ele tem para falar e damos importância para o que ele falou. Quando as crianças sabem dar sua opinião serão mais propensas a falar e a se sentir cômodas para falar por elas mesmas. E elas precisam saber que suas opiniões são valorizadas e que têm direito a dizer o que pensam. Além disso, sempre nos colocamos um no lugar do outro e descrevemos para o Raul, para que ele possa fazer esse exercício também de se colocar no lugar do outro. Um ótimo exercício também, que sempre usamos para demonstrar a empatia, é quando estamos em lugares que tem mais crianças e elas começam a brigar por causa de brinquedos. Quando o Raul está envolvido nós perguntamos como ele sentiria se alguém tirasse à força o brinquedo que ele estava brincando… Isso faz com que a criança pense e se coloque no lugar do coleguinha, pode até não resolver na hora mas pode ter certeza de que ela vai pensar sim no ocorrido.

Mais uma vez escrevo para vocês que nós somos exemplos na vida dos nossos pequenos. Sejamos como queremos que eles sejam. Faça dessa frase o seu mantra diário: Devemos nos educar para educar. Essa frase tem me ajudado muito, a ser uma pessoa melhor e a educar meu filho para ser uma pessoa que vai fazer diferença nesse mundo.

Para um mundo com mais amor,

Ana Maria.

2 comentários sobre “Assertividade e empatia, duas habilidades para ensinar aos pequenos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s