Bom dia!
Já ouviram falar sobre Apraxia de Fala na infância?! Se esse nome é novo para você vem ler e entender o que significa.
Apraxia de fala é uma desordem na parte motora da fala, que tem como característica uma dificuldade de programação e de planejamento das sequências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons. Ou seja, o cérebro apresenta uma certa dificuldade em comandar a musculatura que nós precisamos para falar, como por exemplo para movimentar a mandíbula, a maxila e a língua. É interessante ressaltar que a Apraxia é uma alteração relativamente rara, não são todas crianças com atraso na fala que recebem o diagnóstico de Apraxia. Para que se chegue ao diagnóstico é necessário que um fonoaudiólogo avalie a criança.
Quando devo então procurar um fonoaudiólogo?! Se o seu pequeno é bem quietinho e não vocaliza muitos sons, tem um repertório limitado de sons, apresenta uma grande alteração na fala ou tem uma fala bem difícil de se compreender ou tem dias que é mais compreendida e dias em que não se consegue entender nada do que se fala, apresenta muitas pausas para falar, apresenta uma fala monótoma sem muita entonação, está apresentando algumas outras dificuldades como ao se vestir, escovar os dentes, fazer coisas que são mais minuciosas como pegar no lápis etc… é interessante que se procure por auxílio.
Muitas vezes é difícil de se chegar ao diagnóstico precoce, principalmente em crianças menores de dois anos de idade, devido ao fato de não compreenderem as instruções específicas para o diagnóstico. Porém a intervenção precoce é importantíssima para se conseguir um melhor desempenho nas terapias e na resolução do quadro clínico.
Portanto, mamães e papais… o interessante é sempre observar o desenvolvimento do seu pequeno e, caso esteja te chamando a atenção, não exite em procurar ajuda.
Com amor,
Fga. Ana Maria Poças
CRFa 6-7185