O primeiro ano na escola, impressões de uma mãe.

Bom dia!

O Raul já está de férias, quase um ano se passou desde o dia em que o deixamos pela primeira vez na escola. Posso afirmar que o tempo voou! Engraçado como que para algumas coisas o tempo parece demorar uma eternidade e para outras passa num piscar de olhos, não é mesmo!? “Ontem” estava eu sofrendo por medo e insegurança de deixar o meu pequeno em um lugar onde eu não conhecia ninguém, “sozinho”, sem a minha presença e meus olhos de coruja prontos para intervir a qualquer momento que ele necessitasse de mim. É… os nossos filhos crescem e são outros seres… não fazem parte da gente, não são como um membro ou uma parte do nosso corpo que controlamos… e para mim isso foi difícil de entender!

A escola que escolhemos foi uma pública da prefeitura, aqui de Belo Horizonte, como muitos aqui já devem ter lido o relato da nossa escolha. Eu não tenho nada, NADA, a reclamar em relação à escola. A metodologia adotada é muito boa! Não alfabetizam a criança antes de entrarem para o ensino fundamental, porém não deixam de introduzir a linguagem escrita e a leitura desde o berçário. Eu achei fantástico porque o que eu vejo de escolinhas com livros de atividades e com lições gigantes fora da faixa etária sendo empregadas, não é mole não! Eu não queria isso para o Raul. Minha opinião de #mamãefonoaudióloga é que a criança deve se desenvolver no seu tempo, sem cobranças ou que as cobranças sejam feitas na idade certa. Toda semana a escola envia uma atividade para ser realizada em casa, para que os pais desenvolvam juntos aos filhos durante a semana e quinzenalmente envia um livro (escolhido pela criança) para que a família possa ler junto com o filho. A escola tem festinhas que integram sempre a família, a escola e as crianças. Simples… bem simples… mas, não menos cheio de carinho e zelo! A merenda é ótima e balanceada por uma nutricionista e tem um cheiro fantástico… risos… eu quase morro quando vou levar o Raul na escola e o almoço já começou a ser preparado.

Meu filho se tornou uma criança mais responsável com suas próprias coisas. Sabe que tem hora para fazer as tarefas e que precisamos da ajuda dele com as atividades diárias daqui de casa. Apesar de ter mudado o comportamento na escola por causa da chegada da irmã, e a questão do ciúme que sentiu no início, apresentou uma evolução gigante no seu relacionamento interpessoal. Ficou mais levado e aprendeu mais “artes” que eu acho que sozinho ele não faria… risos… coisas de crianças brincando juntas! Aprendeu a comer legumes e verduras que antes falava que não gostava, mas que na escola ele vê outras crianças comendo e agora come também. As viroses foram em bastante quantidade por aqui esse ano. Já havia sido alertada que o primeiro ano na escola a criança pega muita virose, mas, como sempre, achei que não fosse acontecer com meu filho. risos… Ledo engano! Era gastroenterite, otite, tosse, bronquite, nariz escorrendo, sinusite… Aff! A homeopatia foi o que nos livrou dessas viroses e tem ajudado MUITO na saúde do Raulzito. A comunicação dele também aumentou de forma absurda! Ele chega em casa contando cada detalhe do que aconteceu e hoje já é capaz de tentar expressar o que sentiu ou está sentindo sobre algo que ocorreu seja na escola ou em outro lugar. É incrível vê-lo contando casos e conversando como um mini adulto com os coleguinhas da escola.

Nosso primeiro ano foi excelente e espero ter encorajado as mamães, que assim como eu, sofrem só de pensar em deixar seus pequenos na escolinha. Tudo é questão de adaptação! A satisfação vem logo em seguida às conquistas dos pequenos e que aumenta ainda mais quando as professoras começam a entregar os trabalhinhos realizados por eles!

Com amor,

Ana Maria.

2 comentários sobre “O primeiro ano na escola, impressões de uma mãe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.