BLW (Baby Led Weaning)… Hein!?

mamãe fonoaudióloga, Maternidade Real

Bom dia, pessoal!!!

Já ouviram falar do BLW ou Baby Led Weaning?! Em português podemos usar como o “desmame que o bebê lidera”. Pois bem, eu não tinha conhecimento até o Raul ter uns oito meses mais ou menos. Ca entre nós… é tanta coisa nova nesse universo da maternidade, não é mesmo?! Mas, nada mais é do que um método que acredito que algumas mamães e papais já fazem e nem se dão conta de que tem esse nome… risos…

O método propõe que os bebês, que têm seis meses ou mais, se alimentem sozinhos, com as próprias mãos e no seu próprio ritmo. Criado pela consultora em saúde inglesa, Gill Rapley, as papinhas batidas no liquidificador ou amassadas são substituídos por frutas e legumes cortados em tiras. Todo alimento é dado na sua forma original, claro que o brócolis por exemplo deverá ser cozido, assim como a batata e etc.. mas nada misturado, amassado ou triturado.

Li várias reportagens para ficar por dentro do assunto e escrever este post para vocês, e segundo alguns adeptos desse método, os bebês desenvolvem autonomia do seu próprio corpo e autonomia também em escolher o que vai comer. Além disso, eu vejo mais quatro fatores importantíssimos e muito estimulados nesse método: a mastigação, a deglutição, a coordenação motora e a parte sensorial. Esse último fator, devido as texturas dos alimentos serem bem diferentes uma das outras.

Para utilizar o BLW é preciso que o bebê esteja bem sentado e que ele também já esteja dando conta de se sentar sozinho, viu pessoal!? É interessante começar aos seis meses, pois com essa idade o bebê já tem um controle motor mais desenvolvido. Também encontrei algumas observações:

– Não se deve dar castanhas e frutas com sementes grandes (cerejas e azeitonas, por exemplo);

– Durante as refeições SEMPRE deverá ter algum adulto por perto supervisionando;

– Os alimentos devem ser introduzidos aos poucos e cortados em palitinhos;

– Como em qualquer método que você for usar para a introdução da alimentação do seu bebê, deve-se sempre ter cuidado com os alimentos alergênicos (como amendoim, trigo, kiwi, etc) e também com pedaços muito pequenos, para evitar que a criança engasgue e/ou aspire a comida;

– Outra dica que eu dou é, converse antes com o pediatra do seu filho e faça a introdução dos alimentos de forma gradual, veja a sugestão dos alimentos que ele lhe dará.

Eu não usei a técnica ao pé da letra como já é muito utilizada por muitas famílias que tenho visto. Eu usava em algumas refeições, mas sempre dei autonomia pro Raul comer o que quiser e como quiser. Ele sempre tem a mesa o seu garfo ou a sua colher, mas usa se quiser. Resumindo… ele faz uma lambança geral aqui na mesa e no corpo dele todo. Porque come com a mão e depois passa a mão no rosto, no olho, no cabelo… risos… O que consegui utilizando em parte esta técnica foi sem dúvida a independência do Raul. Hoje ele abre a geladeira ou pega na fruteira o que quer comer, sozinho. Eu já deixo sempre higienizado tudo o que chega do sacolão, justamente para ele poder pegar e comer o que quiser, sem precisar me pedir.

Promover estímulos para a criança é sempre muito bom!!! Se quiserem saber mais sobre esse método, que já é muito usado nos EUA e na Europa, olhem na internet. Nela tem muitos vídeos explicando e muitas reportagens a respeito. Tenho um artigo em pdf, mas está em inglês… Quem tiver interesse pode me pedir por e-mail, ok?!

Com amor,

Ana Maria Poças

CRFa 6-7185

Fontes:

Welcome to Baby Led Weaning

http://www.rapleyweaning.com/

http://blwsemmisterio.com.br/

http://bebe.abril.com.br/materia/baby-led-weaning-uma-nova-forma-de-introduzir-os-solidos

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2013/12/entenda-o-que-e-e-como-funciona-o-baby-led-weaning-4349722.html

2 comentários sobre “BLW (Baby Led Weaning)… Hein!?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s