Bom dia!
Há quatro anos e meio a introdução alimentar me foi apresentada. O Raul tinha pouco mais que três meses quando começamos a apresentar os alimentos para ele. Começamos bem cedo devido a cirurgia que ele faria aos quatro meses e com isso ficaria alguns dias sem a mamadeira. Por esse motivo resolvemos junto com o pediatra que começaríamos com a alimentação pastosa/sólida para que ele não perdesse muito peso no pós operatório e nem sentisse tanta a falta da mamadeira.
A introdução alimentar do Raul, graças a Deus foi leve. Ele sempre foi bom de garfo! Come tudo o que damos e existem poucas coisas que ele não come. Utilizamos a papinha normal no início e depois passamos pelo método BLW (caso você não conheça, vem ler aqui). Não tivemos mistérios e a adaptação foi bem tranquila e rápida. Após esses anos veio a vez da Rita. Começamos aos cinco meses e meio e dessa vez tivemos mais tempo para a introdução alimentar. Começamos com as frutas e uma boca travada para qualquer coisa que ousasse entrar nela… risos. Quando iniciamos ela não aceitava nada, tentava frutas diferentes e também colheres de diferentes materiais, o resultado era uma boca fechada e quando entrava eram duas ou três colheres e pronto, nada mais. Com insistência começou a aceitar as frutas e assim passamos para a comida salgada. Uma colher de sopa era o que ela comia no início. Hoje come o fundo de um prato cheio. Já aceita as consistências mais duras e até mastiga com aquela boca banguela que está ensaiando deixar de ser banguela com um dentinho já apontando. Com a Maria Rita também uso o BLW em algumas refeições. Como ela está na fase do aparecimento dos dentinhos, o que causa muita dor e incômodo principalmente na hora das refeições salgadas, o método está sendo ótimo de utilizar. No BLW o alimento é oferecido em partes grandes ou inteiros, assim ela aceita melhor e aproveita para coçar os dentes, diminuindo o incômodo. Dessa forma ela também recebe uma “bomba” de estímulo tátil-cinestésico a medida que vai pegando os alimentos de diferentes texturas e comendo. Essa é sem dúvidas uma excelente forma de estimular um bebê. A sujeira é certa nessas horas… risos… Só um banho depois porque até o cabelo fica cheio de comida!
Foram duas formas diferentes de introdução alimentar que tivemos por aqui, um que aceitou bem rápido e outra que precisou de um pouco mais de tempo. Cada um tem seu tempo de acostumar com as texturas, os sabores e a forma de se alimentar. Para comer é necessário toda uma coordenação, primeiro abre a boca, depois fecha a boca, existe toda uma maneira de movimentar a língua para jogar a comida para trás, tem os movimentos de mastigar que são aprendidos, etc. É um aprendizado tanto para nós que damos a comida quanto para eles que estão aprendendo a comer. E assim vamos seguindo com a alimentação da minha pequena, que já não está mais tão pequena assim… Como o tempo voa.
Com amor,
Ana Maria.
Olá
Me chamo Vitória tenho 21anos e sou mãe do Enzo Gabriel que nasceu sem aviso pevio com LL total esquerdo.
Depois de 2 anos resolvemos engravidar de novo,e para nossa (minha)total surpresa “Temos umnproblema Vitória. ” foi oque escutei do médico que fazia a ultra morfológica.
E entao eu disse: e o labio? E ele confirmou.
Pois e 2 gestações 2 filhos com LL até então Enzo do lado esquerdo e Ethan do lado direito.
Não fiquei feliz chorei,me conbrei..tive medo do Ethan nao ter a msma “sorte” que o irmao e ter fissura no palato.. (até então nao tem).
Mas por fim pensei :seria injusto um ter e o outro não.. kk e estatística e de que a casa 1000 bbs 1(UM) nasce com LL.. Eu terei 2 (DOIS)em casa. Kk
Me sinto escolhida talvez privilegiada. . Mas totalmente agradecida!
Agradecida por ter saude o suficiente para gerar uma vida dentro do meu corpo.. Agradecida por ser só o LL e não uma má formacao pior..ou alguma paralisia..
Agradecida!
Já tive motivos para questionar a Deus e a mim msm sobre o LL d meus filhos mas hj tenho motivos para agradecer pois me sinto orgulhsa por ser mãe de bbs fisdurados doq se fossem “normais”.
Então e isso aproveito este “resto” de gestacao para dormir pq depois que Ethan nascer já sei bem como serao madrugadas kk e espero ansiosa e grata pelo mês de abril!
Obg desde já ,abraço!
Vitória M.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Vitoria. Que lindo relato! Sim, você está corretíssima de pensar assim… É só uma fissura, graça a Deus! Somos privilegiadas de sermos mães! Obrigada por estar aqui conosco. Um beijo enorme e uma boa hora para você! Que Ethan venha com muita saúde.
CurtirCurtir