Atividade física e gravidez

Maternidade Real

Durante toda a vida não cansamos de ouvir a importância de se fazer um exercício físico bem elaborado e acompanhado, mas qual mamãe nunca se perguntou se durante a gestação isso poderia afetar negativamente seu bebê?

Pois bem! Tentaremos esclarecer algumas dúvidas aqui!

O ideal seria se todas as mulheres já começassem a se exercitar antes de engravidar, pois a mudança de rotina muito brusca não faz bem ao bebê, mas como nem tudo na vida é programado, ao confirmar a gravidez a mulher pode alterar um pouco sua rotina e incluir exercícios de baixo impacto e baixa intensidade.

Por exemplo, se a mulher já malha, ou faz alguma atividade “mais pesada” o melhor seria continuar com essa atividade se adequando à nova situação em que o corpo se encontra. Se a nova mamãe não se exercita, o ideal seria procurar uma atividade em que ela se adapte e se sinta bem durante e após o exercício, que não seja muito intenso e/ou ofereça algum risco para a saúde do bebê. Algumas pessoas acham que exercício como hidroginástica, caminhada e alongamento são atividades totalmente recomendadas e liberadas, mas não é bem assim! O que está em jogo é a boa orientação dada pelo profissional de educação física que a acompanha e a própria noção corporal em fazer os exercícios, respeitando sua individualidade e seus limites, pois o exercício é como o remédio, sua quantidade que ditará se será benéfico ou não.

Em minhas aulas de hidroginástica já acompanhei várias gestantes, o feedback que recebo  é que as aulas ajudam na diminuição da ansiedade e dos inchaços que aparecem durante a gravidez. Então, meninas, não se preocupem… exercício faz bem!!! Mas nunca, eu disse NUNCA se esqueça de seguir as orientações de seu obstetra e procurar um bom profissional de Educação Física, transmitir a ele seu histórico médico e se divertir na atividade escolhida!

Deborah Patrício

Profissional de Educação Física

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s