Casamento – por Rodrigo Patricio

Maternidade Real

Olá, pessoal!

Minha cunhada mais nova se casou em agosto desse ano e quem fez a cerimônia do casamento foi o meu marido. Eu sabia que Rodrigo escrevia coisas lindas, mas esse texto sobre casamento me surpreendeu. Então pedi autorização a ele para postá-lo aqui para vocês. Resolvi compartilhá-lo para que ele inspire o casamento de vocês e que se algo esteja saindo dos eixos, que ele os façam refletir sobre o verdadeiro significado do casamento. Vem ler!!!

“Hoje estamos aqui para celebrar o amor de Deborah e Leo.

Eu me sinto muito honrado por fazer parte de forma tão importante desse novo passo da vida de vocês.

Na verdade, além de ser um novo passo, o casamento representa uma nova forma de relacionamento que vocês terão. Até então vocês haviam se relacionado com seus familiares, colegas de escola, faculdade, amigos…mas sempre nesses relacionamentos vocês tinham um lar para voltar, sempre tinham um porto seguro, um lugar onde vocês eram realmente acolhidos. Mas a partir de agora vocês deixam de fazer parte de um lar para criarem um novo. O importante é que nesse novo lar, que vocês estão prestes a criar, a harmonia e alegria dependerão somente das suas atitudes e essa não é uma tarefa fácil. Ela vai exigir de vocês muita energia e dedicação. Nessa fase da vida é que realmente será exigido de vocês o amor na sua forma plena. Sem segredo. Puro e simples.

Esse amor verdadeiro já foi definido com as mais diversas formas, as mais belas possíveis, pelos mais geniais pensadores e poetes, como por exemplo o “Fogo que arde sem se ver” ou “Eterno enquanto dure” mas eu prefiro o “Amar ao Próximo como Eu vos amei” que na verdade não é uma definição em si, é mais uma dica, um conselho, uma ordem para que sejamos felizes. Porque esse “amar o próximo” faz todo sentido já que o amor não é algo que possa ser definido, não é algo estático que habita nosso coração ou nossa mente. Ele é uma espécie de fluxo que só faz sentido quando é doado e só aumenta quando é compartilhado.

É por essa razão que quando se escolhe alguém para se casar, quando vocês escolheram um ao outro, é preciso lembrar que essa é a pessoa que você escolheu para fazer feliz e não aquela que irá lhe fazer feliz. Isso porque não somos capazes de mensurar os sentimentos dos outros, não é possível saber quem realmente irá nos fazer feliz. Somos responsáveis exclusivamente pelos nossos atos e pelas nossas escolhas e é exatamente por isso que precisamos estar atentos para o fato de que nossos atos precisam ter resultados efetivos. Em contradição aquela frase “Sou responsável apenas pelo que digo e não pelo que as pessoas entendem”, nós somos sim responsáveis pelo que causamos aos outros. Na vida a dois precisamos agir e nos expressar de forma carinhosa e amorosa…(Porque mesmo assim já é difícil de evitarmos os conflitos…rs…) e é muito difícil que ações ou palavras amorosas sejam capazes de ferir alguém.

Por essa razão um casamento harmonioso é justamente aquele em que um deseja tudo de melhor ao outro, em que um encontra a felicidade na felicidade do outro e onde o sucesso de um representa o sucesso do outro. Mas principalmente, não acreditem cegamente nessas palavras, coloquem-nas a prova, em pratica… façam o teste! O caminho ate pode ser indicado por pessoas mais experientes ou que são exemplos de um casamento feliz mas só vocês podem realmente percorrer o caminho, então percorram-no! e evitem rejeitar a experiência real em favor de ideias pré concebidas.

E esse caminho que chamamos de casamento pode ser comparado com a escalada de uma montanha.

No começo, no pé da montanha é tudo muito verde, você vê flores, pássaros… a medida que você vai subindo o chão vai ficando pedregoso, as pernas vão começando a ficar doloridas… nesse momento é que muita gente desiste… e quanto mais você sobe mais o ar vai ficando rarefeito, o corpo vai ficando cada vez mais dolorido, a temperatura vai ficando mais baixa e muitas vezes você vai pensar em desistir,… porém quando você atinge o topo… você é presenteado com uma paz indescritível. Uma vista sublime e a sensação do dever cumprido… Nessa analogia esse é o momento em você atinge a harmonia em sua vida de casal… você vê que a subida não foi tão difícil assim e sabe que a partir de agora você já conhece o caminho e pode chegar ao topo quando quiser.

Por essa razão lembrem-se que vocês estão juntos nessa escalada, e por isso, sejam luz no caminho um do outro.

Dessa forma vocês serão capazes de criar lares e filhos amorosos além de serem fonte de harmonia aos que estão a sua volta.

Vocês já iniciaram essa tarefa, basta olhar ao redor para perceber o quanto vocês são importantes na vida de cada um que esta aqui. Todos aqui fazem parte da torcida para que vocês atinjam o topo e, principalmente os padrinhos serão aqueles aos quais vocês poderão recorrer nos momentos difíceis.

Além disso, as duas famílias continuarão sendo um auxílio que vocês poderão recorrer sempre que precisarem.

É por isso, meus queridos Deborah e Leo, que do fundo do meu coração eu desejo a vocês todo amor do mundo e que vocês sejam um casal iluminado! “

Com MUITO mais MUITO amor para todos vocês!

Ana Maria.

Obs: Meu marido é um poeta, gente! Deus o usa infinitamente! Grata a Deus sempre por você existir e me fazer feliz! Amo você, Rodrigo Patricio!

2 comentários sobre “Casamento – por Rodrigo Patricio

  1. Peraí que tá difícil escrever um comentário… as vistas embaçaram repentinamente.
    Muito verdadeiro e belo!

    Que Deus conceda sabedoria a cada um de nós para que possamos amar nossos cônjuges dessa forma plena e sincera.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s