Bom dia!
É tão bonitinho quando os pequenos começam a identificar as letras! Quem aqui já está nessa fase ou já passou por ela!? Por todo lado que passamos as crianças vão identificando as letrinhas do nome próprio, do nome dos pais, dos irmãos… Ah eu fico encantada! O Raul, por exemplo, quando saímos de carro toda hora grita: “Olha mamãe meu R!”.
Uma pergunta que pode aparecer é como podemos auxiliar as crianças nesse processo de aprendizagem da leitura, não é mesmo?! Alguém aí tem alguma dica!? Se você respondeu estimulando, você está corretíssimo! A estimulação é tudo na vida! Devemos incentivar os pequenos a ler… pegar livrinhos para que vocês leiam juntos, para que vocês possam olhar as figuras do livro e florear a imaginação. Ao ler as histórias peça à criança que vá descrevendo o que ela está vendo em cada imagem presente no livro. Nas letras do título do livro, que geralmente estão em caixa alta, vá observando e dando ênfase à letra associada ao nome do pequeno, caso tenha, ou de algum membro da família. Outra forma de estimular é na hora do banho. Nessa hora incentive-os a ler os nomes dos potes dos cosméticos ou simplesmente vá falando: “sabonete começa com S, olha o som que a letra S faz” e demonstre fazendo o som para o pequeno. Ao caminhar nas ruas observe e faça com que a criança observe também outdoors, placas e faixas. Livros com gravuras móveis e que têm fantoches são muito legais de serem utilizados. Com coisas simples e lúdicas fazemos a criança tomar gosto pela leitura e ir descobrindo mais e mais letrinhas, assim logo logo começam a ler sílabas e depois palavras inteiras. Quando a gente se assusta já estão lendo livros inteirinhos.
Estimular é sem dúvida a coisa mais importante que você pode oferecer a seu filho (a)! É através dela que aprendemos a falar, ler, andar, desenvolver a nossa criatividade e a nossa personalidade. É a base de tudo! Não economize nisso e você vai ter um excelente resultado.
Com amor,
Ana Maria Poças
CRFa 6-7185