Livro – É claro que eu amo você… Agora vá pro seu quarto!

Maternidade Real

Bom dia!

Terminei a leitura do livro É claro que eu amo você… Agora vá pro seu quarto! Educando filhos com amor e limites, da autora Diane Levy. Estava com ele já havia mais de 5 meses e nada de terminar de ler. O livro traz uma leitura rica em instruções e dicas de como lidar com os pequenos e até com os adolescentes. Esse foi sem dúvidas o livro que mais me ajudou com o Raul no quesito “birras, chiliques e teimosia”. Sabe aquele momento que você já não sabe mais o que fazer ou como agir, está no auge da falta de paciência ou quando seu filho sofre bullying e você não sabe como intervir? Então… leia esse livro!

A autora começa nos ajudando a classificarmos nossos pequenos com estudos de Aristóteles e Hipócrates e com uma atualização de Florence Littauer, através da teoria da personalidade. Segundo a teoria podemos classificar as pessoas em: sanguíneos (os que querem que o mundo seja divertido), coléricos (os que querem ter o controle), melancólicos (os que querem que o mundo seja perfeito) e fleumáticos ( os que querem paz). Classificando o comportamento, você consegue uma diretriz para entender o que se passa na cabecinha do seu pequeno, assim você consegue intervir do jeito certo. Inúmeros assuntos são abordados como: as necessidades emocionais das crianças, frustrações, intervenção e cuidados, conselhos eficazes, obediência, problemas de sono, refeições, uso do banheiro e ainda questões da adolescência. Eu realmente nunca havia conseguido dicas tão certeiras em outros livros, talvez por este ser o mais próximo da minha realidade e da linha de criação que me identifico. Um simples fato de você não falar um NÃO do jeito errado, faz com que você evita que um chilique seja dado e a criança respeite sua ordem, uma simples pausa de 10 segundos faz com que tarefas e ordens sejam executadas sem nenhum esforço e quando não se consegue o comportamento que gostaria, basta você adotar a distância emocional que a criança se acalma. Quatro expressões básicas (UAU!, OH-OH-OH, VÁ! e Uh-HUH!) são ensinadas para pais que estão em situações onde não encontram soluções e precisam de um tempo para intervir. Essas e outras dicas a autora descreve e faz orientações certeiras para que você contribua com a paz no seu lar. Para você, querido leitor que tem uma criança sanguínea em casa (como eu)… esse livro vai ter uma bela utilidade! risos…

Criar seres humanos que façam a diferença no mundo não é uma tarefa fácil. A nossa responsabilidade é dar um suporte emocional, com amor, paciência e sabedoria. Agindo assim conseguimos fazer com que ambos os lados sejam entendidos, mesmo que às vezes não nos expressamos direito e que os pequenos não saibam ainda se expressar de forma que sejam entendidos. Sejamos o exemplo para que eles se tornem adultos independentes e íntegros, e principalmente que saibam administrar as frustrações do dia a dia.

Com amor,

Ana Maria.

2 comentários sobre “Livro – É claro que eu amo você… Agora vá pro seu quarto!

  1. Ana, muito boa a dica para outros pais. Como você mesmo disse, temos que nos esforçar por “criar seres humanos que façam a diferença no mundo”.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s