Desfralde gentil

Bom dia!

Quem tem mais de um filho não foge das comparações, mesmo que sejam feitas sem intenções de diminuir um ou exaltar o outro… As comparações sempre existiram e sempre existirão. Eu mesma me pego comparando o Raul com a Rita em quase todas as fases, mesmo sabendo que cada um tem um tempo diferente de desenvolvimento. O Raul falou com 10 meses, aos 11 já produzia frases de 2 palavras e se comunicava super bem. A Rita aos 14 meses e meio ainda não se comunica muito bem, prefere gestos do que palavras… mas tem uma coisa que me chama muito a atenção nela e é sobre isso que venho escrever hoje: o Desfralde!

A Rita já vem demonstrando interesse em desfraldar. Já arranca suas fraldas sozinha, já senta no peniquinho sozinha e já reclama quando está com cocô nas fraldas. Percebi há um mês mais ou menos que ela vinha em minha direção quando estava com a fralda cheia durante o dia e a noite já fica a madrugada inteira sem fazer xixi na fralda. Percebendo isso, uma bela manhã quando ela acordou eu tirei a fralda dela, a coloquei no penico enquanto o irmão urinava no vaso ao lado e ela simplesmente olhou para baixo para ver o xixi dela saindo. Desde esse dia, em todas as manhãs eu a coloco no penico, é a primeira coisa que fazemos ao acordar. Durante o dia, quando eu a coloco se ela não urinar, pelo menos faz o barulhinho do xixi saindo… risos. Venho incentivando dia após dia. Não retirei a fralda ainda para sairmos mas em casa ela permanece somente de calcinha. As vezes já ensaia avisar antes do xixi sair e dá tempo de corrermos para o penico. Foi ótimo isso acontecer porque ela começou a ter alergia a fraldas, já vinha apresentando quadro alérgicos com a alimentação e com produtos de limpeza e higiene, a retirada da fralda está vindo em um momento bem oportuno uma vez que as alergias começaram na área coberta da fralda. Com o Raul o processo do desfralde do xixi foi bem rápido e aos 21 meses de vida, por outro lado o cocô demorou uma eternidade… risos… Se você quiser saber como foi o nosso processo do desfralde do Raul segue aqui os dois textos que escrevi sobre o assunto:

A realidade do desfralde

A realidade do defralde #2

O desfralde em si ainda não ocorreu mas estamos no processo. E este está sendo de uma maneira bem natural, respeitando a opção dela, respeitando o tempo dela… assim como foi com o Raul. O que penso ter ajudado muito foi a adaptação da casa que seguimos a linha Montessori e o exemplo do irmão mais velho. Ela o acompanha o dia inteiro, em tudo, logo tentar imitá-lo em tudo é o natural. Estamos muito confiantes que o desfralde logo ocorrerá. Até lá!

Com amor,

Ana Maria.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.